ID: 25963
Autoria:
Nilton dos Santos Portugal, Pedro dos Santos Portugal Júnior, Luiz Marcelo Antonialli, Wanderson Gomes de Souza, Tulio Marcos Romano.
Fonte:
Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 1, p. 93-104, Janeiro-Abril, 2013. 12 página(s).
Palavras-chave:
Educação a distância , Ensino Superior , Laddering , Valores pessoais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Vivencia-se hoje a sociedade digital, caracterizada pelo uso de computadores, celulares e internet, permitindo mobilidade, inclusive na construção do conhecimento. Instituições educacionais estão adotando métodos de ensino a distância, transmitindo seus cursos pelos meios digitais através de redes de computadores. É importante salientar os avanços do país nesta modalidade educacional teve 2.261.921 estudantes matriculados em 2010, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância. Utilizando a técnica de pesquisa laddering, o presente trabalho objetivou identificar que valores estão por trás dessa escolha, em detrimento à educação presencial, representando hierarquicamente as conexões entre atributos, consequências e valores. O artigo inicia traçando um panorama geral da EaD focando sua evolução e importância como forma de ensino. Em seguida, trata-se a fundamentação teórica das cadeias meiosfim e sua influência nas escolhas do consumidor, bem como os valores que permeiam essa escolha. Posteriormente, explica-se a metodologia utilizada e são apresentados os resultados e discussões sobre a pesquisa realizada. Através dos resultados deste estudo foi possível concluir que a família, a autorrealização e a qualidade de vida, entendida por conforto e prazer, retrataram os valores determinantes da escolha pela modalidade a distância. Soma-se a isso o fato de que pesquisas como esta podem subsidiar a gestão de instituições de ensino superior em suas decisões, possibilitando mais assertividade e vantagem competitiva.