ID: 65357
Autoria:
Cathia Petranski Corrêa, Leticia Natania Pereira Blanco Gerona, Geysler Rogis Flor Bertolini, Loreni Brandalise, Jerry Adriani Johann.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 5, p. 76-96, Setembro-Dezembro, 2021. 21 página(s).
Palavras-chave:
Custos , Meio Ambiente , Sistema Fotovoltaico , Viabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As fontes de energia geradas através da luz solar, apresentam processos de geração de eletricidade mais simples do que a obtenção das energias convencionais. A sua utilização de forma distribuída apresenta vantagens como a redução de gastos com os sistemas de transmissão e distribuição, menor agressão ao meio ambiente, além de permitir desenvolvimento econômico e social para instituições governamentais e não governamentais empresas privadas e residências. Por ser uma fonte renovável e limpa, a energia solar vem gerando resultados satisfatórios para os mais diversos países desenvolvidos, contribuindo na redução de custos, menor impacto ambiental e agressão ao meio ambiente. Dentro deste contexto o artigo teve como objetivo realizar uma análise sobre a viabilidade financeira e a percepção da comunidade acadêmica na implementação de placas fotovoltaicas em uma universidade pública. O estudo classifica-se como exploratório de natureza quantitativa. O estudo foi realizado em uma universidade estadual do Paraná, onde foi projetada a instalação de placas fotovoltaicas em parte dos telhados do campus de Cascavel. Para a análise financeira do projeto foram utilizadas as técnicas Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Índice de Lucratividade (IL) e Payback. Para entender a percepção econômica e socioambiental da comunidade acadêmica foi realizada a aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que, a instalação de um sistema fotovoltaico no Campus de Cascavel é viável financeiramente e economicamente de acordo com o que apresenta os cálculos do Payback simples, aonde o investimento inicial se paga em um período de seis anos e também o PayBack descontado, se pagando em um período de oito anos. Apresenta ainda um retorno do investimento, no último ano, de R$ 1.015.529,26. Os demais indicadores financeiros analisados também comprovam esta análise. No que tange a percepção e importância dada ao assunto pela amostra da população acadêmica pesquisada, evidencia-se interesse pelo assunto na preocupação com a redução de gastos com energia elétrica e menor agressão ao meio ambiente. Foi verificado que a implantação de um sistema fotovoltaico na universidade apresenta diversas barreiras, na percepção da comunidade acadêmica, dentre elas a falta de conscientização pública sobre benefícios do sistema; o diferencial de preço da eletricidade de energias convencionais e da energia solar; a dificuldade na arrecadação de verba para implantação do sistema; e a falta de incentivos do governo para utilização de energias renováveis. Assim, verifica-se que o uso do sistema fotovoltaico em uma universidade pública é positivo, pois gera reduções de gastos com energia elétrica e pode proporcionar à comunidade acadêmica elementos para superar as barreiras sobre o assunto quantos às questões no meio social, ambiental e econômico.