ID: 55410
Autoria:
Alexandre de Oliveira e Aguiar.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 17, n. 2, p. 252-275, Maio-Agosto, 2019. 24 página(s).
Palavras-chave:
aprendizagem ativa , capacitação , gestão participativa , mestrado profissional , planejamento municipal
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os mestrados profissionais proporcionam oportunidades de aprendizado experiencial e de interação com o mundo real, incluindo com situações na administração pública. Atividades didáticas em situações reais podem contribuir para alunos e para a instituição promotora. O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma prática aplicada como uma das atividades numa disciplina de mestrado profissional, e que a atividade tem potencial de múltiplos impactos, tanto na aprendizagem específica de conteúdo, quanto no desenvolvimento de competências para tratar de problemas interdisciplinares complexos e de diferentes papéis profissionais. O trabalho foi realizado no contexto de um curso de mestrado profissional na área de administração, com concentração em gestão ambiental e sustentabilidade. Os alunos do primeiro semestre participaram de quatro oficinas públicas que eram parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de São Paulo. A elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica vinha sendo conduzida pelo poder público municipal. A atividade foi planejada e avaliada tendo como base o ciclo de Kolb, que envolve conceituação abstrata, experimentação ativa, experiência concreta, observações e reflexões. Cada uma das quatro oficinas realizadas pelo poder público municipal foi discutida em sala de aula, com reflexões por parte dos alunos que haviam participado e preparando e dando subsídios para os alunos que participariam da próxima oficina. Foram recebidos relatórios individuais de observação de cada estudante, abordando a mecânica, a adequação e os resultados das oficinas de que participaram. Adicionalmente foi aplicado questionário para captar percepções e reações dos alunos. A avaliação geral foi de que a atividade contribuiu positivamente para o aprendizado. A maioria dos alunos recomendou a manutenção desse tipo de atividade para as próximas turmas. Algumas das competências que se espera serem desenvolvidas num curso de mestrado profissional foram puderam ser trabalhadas: capacidade de atuar em equipe, uma vez que as oficinas foram realizadas por meio de atividades em grupos; desenvolvimento de capacidade em investigação em pesquisa pela aplicação da técnica da observação participante; elaboração de propostas e novas ideias; capacidade de associar e relacionar; e de atuar de modo interdisciplinar. O estudo mostrou uma possibilidade de atuação que a um mesmo tempo promove a interação entre programas de pósgraduação e a sociedade, com intervenção direta e influência nos resultados das atividades, e que também contribui para o desenvolvimento de competências envolvendo situações complexas e intensos conflitos de interesse. Esses aspectos são de especial interesse para o curso de mestrado profissional, em que os alunos tem uma expectativa mais ligada à prática. Os benefícios para o processo de ensino-aprendizagem ocorrem mesmo que o tema específico do trabalho individual de pesquisa de cada aluno seja diferente da experiência proporcionada.