ID: 62156
Autoria:
Jaqueline Cavalari Sales, Henrique Portulhak, Vicente Pacheco.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 13, n. 2, p. 1-22, Abril-Junho, 2021. 22 página(s).
Palavras-chave:
ONGs , Prestação de Contas Voluntária , Teoria da Divulgação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo da pesquisa: Identificar os elementos presentes na prestação de contas voluntária das 100 melhores organizações não governamentais (ONGs) do Brasil de 2018 de acordo com o Instituto Doar e Rede Filantropia. Enquadramento teórico: Com base na Teoria da Divulgação, entende-se que a obrigação das ONGs com a accountability deve ir além das exigências legais de entes públicos para justificar a confiança dos doadores e manter a seu favor a opinião pública. Metodologia: A partir de consulta aos websites das 100 organizações estudadas, aplicou-se um checklist composto por 73 itens, baseado em Gandía (2009) e Gordon, Khumawala, Kraut e Neely (2010), considerando as cinco dimensões de eficácia dadas por Gordon et al. (2010): completude, acessibilidade, transparência, divulgação total e relevância. Fazendo uso de estatística descritiva, a análise considerou o porte das instituições, com ordenação por quartis pela receita total anual. Resultados: As ONGs utilizam seus websites principalmente para fornecer informações gerais e para promover suas ações (relevância), evidenciando menor participação das demais dimensões, achado coerente com estudos anteriores. Também em consonância à literatura, as ONGs de maior porte apresentaram maior accountability, excetuando-se a dimensão transparência. Originalidade: Preenche-se uma lacuna quanto à identificação do nível de atendimento de um rol mais amplo de práticas de prestação de contas recomendadas para ONGs, visto que grande parte dos estudos semelhantes se limitou a avaliar a relevância de suas demonstrações financeiras. Contribuições teóricas e práticas: Contribui no aspecto teórico ao identificar que ONGs de referência atribuem maior importância à dimensão “relevância” na prestação de contas e ao identificaruma relação entre porte da ONG e nível de divulgação para a maioria das dimensões analisadas. Contribui no aspecto prático para que ONGs tenham subsídios para melhorar sua prestação de contas com base em instituições de referência, aumentando a confiança de stakeholders e contribuindo para sua sustentabilidade financeira.