ID: 51445
Autoria:
Fernanda Mara Peretti, Márcia Luíza Pit Dal Magro, Irme Salete Bonamigo, Dunia Comerlatto.
Fonte:
Desenvolvimento em Questão, v. 16, n. 45, p. 233-248, Outubro-Dezembro, 2018. 16 página(s).
Palavras-chave:
Administração pública , Gestão universitária , Participação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As mobilizações reivindicatórias que ocorreram no Brasil, a partir de 1980, foram fundamentais para a construção de uma gestão político-administrativa mais participativa em diferentes organizações públicas, incluindo as universidades federais. A expansão do Ensino Superior público, desde os anos 2000, possibilitou a criação de novas universidades, como a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Este artigo discute a gestão universitária ante as mudanças na administração pública, com o objetivo de analisar os processos participativos inerentes à criação e gestão da UFFS. O estudo, de cunho qualitativo, utilizou como técnicas de pesquisa entrevistas semiestruturadas, observação participante e pesquisa documental. O processo participativo da comunidade local/regional na interação com os movimentos sociais, diferenciou o processo de constituição e estruturação da UFFS. Quatro Conselhos Gestores compõem sua estrutura, na perspectiva de favorecer e ampliar processos participativos de gestão universitária. O Conselho Estratégico Social se constitui em potência macrorregional para a construção de uma universidade comprometida com a participação popular, a inclusão social e o desenvolvimento regional. “Fazer a gestão da UFFS”, em estreito diálogo com as comunidades interna e externa, por meio de seus Conselhos Gestores, a fim de promover e efetivar uma cultura política de participação, contudo, ainda se constitui um desafio em seus processos de gestão universitária.