ID: 8476
Autoria:
Thiago Duarte Pimentel.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 4, n. 1, p. 100-124, Janeiro-Março, 2012. 25 página(s).
Palavras-chave:
escola francesa de sociologia das organizações , estudo clínico , pesquisa-intervenção
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Recentemente o Brasil tem se destacado nos rankings internacionais no tocante à produção de conhecimento. Todavia, os processos correlatos de sua difusão e assimilação pela sociedade ainda são precários. Considerando seu modo de produção e transferência, ancorados na matriz positivista, como um dos fatores perpetuadores desse gargalo, visa-se aqui apresentar uma alternativa viável a partir da releitura das contribuições metodológicas da Escola Francesa de Sociologia das Organizações (EFSO). Após a introdução e caracterização do panorama atual, apresento as principais características da proposta metodológica da EFSO. Sua principal contribuição é a forma de produção de conhecimento concomitante com o processo e intervenção social, via sua difusão e assimilação local durante o processo, fundado no tripé: pesquisa-restituição-intervenção. Ao final, sugiro a realização de pesquisas radicadas nessa abordagem, como forma de produzir e efetivamente transferir o conhecimento, transcendendo as limitações atuais. Adicionalmente, evidencio as limitações desta abordagem e possíveis caminhos para sua superação.