ID: 6174
Autoria:
Vilma Geni Slomski, Gilberto de Andrade Martins.
Fonte:
Revista Universo Contábil, v. 4, n. 4, p. 6-21, Outubro-Dezembro, 2008. 16 página(s).
Palavras-chave:
Competência pedagógica do professor , Didática e prática de ensino , Docência no ensino superior , Professor de Contábeis , Professor reflexivo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Uma cultura de investigação fundamenta-se na idéia de uma ciência educativa em que cada sala de aula é um laboratório e cada professor um membro da comunidade científica. Este artigo tem como objetivo apresentar, discutir e analisar as principais tendências investigativas sobre a formação de professores na perspectiva reflexiva e, desse modo, apontar os saberes e as competências exigidas para a concretização dessa prática de ensino, inclusive na área Contábil. Para o alcance desse objetivo, realizou-se um ensaio teórico, o qual consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Constatou-se a aplicabilidade e viabilidade do conceito de professor reflexivo à área Contábil por tratar-se de saberes profissionais da docência, de um modo geral, e, em especial, da implantação de uma política de formação e valorização pessoal-profissional dos professores e das IES onde atuam. Os saberes e as competências necessárias à docência reflexiva envolvem principalmente os saberes e competências atitudinais, de ação, metodológicas e de comunicação. Conclui-se, assim, que o modelo reflexivo é fundamental na formação de professores, especialmente na àrea Contábil, pois visa ao desenvolvimento de atitudes e competências problematizadoras das práticas de ensino e ao alcance da autonomia pessoal e profissional do corpo docente.