ID: 55383
Autoria:
Helena Belintani Shigaki, Antônio Carlos Rodrigues, Sâmara Borges Macedo, Caio Cesar Giannini Oliveira.
Fonte:
Revista Gestão & Tecnologia, v. 19, n. 5, p. 101-121, Outubro-Dezembro, 2019. 21 página(s).
Palavras-chave:
Imagem , Lealdade , Lembrança , Qualidade , Varejo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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'Objetivo do estudo': Testar o modelo teórico formativo de Store Equity em uma rede de varejo do ramo farmacêutico. 'Metodologia/ abordagem': A pesquisa é descritiva e quantitativa, com 306 participantes. O trato dos dados foi conduzido por meio da Análise Fatorial Confirmatória com vistas a explicar a correlação e covariância entre as variáveis. 'Originalidade/ relevância': O modelo, originalmente, é composto pelos antecedentes lealdade, lembrança, imagem e qualidade. A obtenção de um bom nível de Store Equity significa que os consumidores se lembrarão conscientemente da loja, mantendo uma imagem favorável e percebendo-a como uma organização de qualidade, permanecendo, então, leais a ela. A presente pesquisa visa contribuir para a validação do modelo, visto que das 54 citações ao modelo original, nenhum outro trabalho se propôs a apresentar tal validação. 'Principais resultados': Os construtos do modelo atuam de maneira complementar, onde cada um influencia os demais e, juntos, compõem o valor que o consumidor atribui à loja. 'Contribuições teóricas/ metodológicas': A teoria acerca dos construtos antecedentes do modelo, especialmente lealdade, foi revisitada e o questionário foi modificado com para suprir os problemas de mensuração anteriormente identificados. Entretanto, percebeu-se a baixa aderência da dimensão Imagem neste trabalho. Nesse sentido, entende-se que as investigações devem prosseguir e a realização de novas pesquisas no sentido de se chegar a um modelo mais consistente para a identificação do Store Equity é encorajada.