ID: 19930
Autoria:
Ricardo César Alves, Luiz Marcelo Antonialli, Humberto Elias Garcia Lopes, Gustavo Quiroga Souki, Mário Teixeira Reis Neto.
Fonte:
Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 7, n. 3, p. 3-18, Setembro-Dezembro, 2013. 16 página(s).
Palavras-chave:
desempenho , estratégia , micro e pequenas empresas , redes organizacionais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As discussões acerca das peculiaridades da administração estratégica nas micro e pequenas empresas (MPE´s) se intensificaram nos últimos 05 anos. Porém, ainda são poucas quando comparadas com o volume de pesquisa que trata de grandes empresas. O presente trabalho, nesse contexto, é marginal, no sentido de que volta os seus olhos para um universo com o qual convive-se muito intimamente no cenário atual, mas do qual se conhece, ainda, muito pouco, as micro e pequenas empresas. Junto a isso, buscou-se explorar as redes organizacionais como caminho estratégico para as MPE´s. Assim, a proposta deste trabalho foi de identificar e analisar se as MPE’s pertencentes ao Mercado Central de Belo Horizonte desenvolvem ações estratégicas individuais e, ainda, que atributos da organização Mercado Central são capazes de influenciar a construção de estratégias nas empresas individualmente. Para isso, utilizou-se a análise de conteúdo para entender as relações existentes entre as decisões estratégicas individuais e as ações dos gestores da rede em questão. Os resultados apontaram para ações estratégicas mais emergentes, sem um processo formal. As estratégias desenvolvidas são consideradas tímidas e sem uma estruturação em função da percepção dos gestores das empresas. Entretanto, a história e a tradição do Mercado interferem no desempenho das empresas estudadas. Assim, entende-se que a rede influencia de forma indireta as ações estratégicas das MPE´s do Mercado Central e há no processo, mínima participação dos cooperados nos processos decisórios da rede.