ID: 52616
Autoria:
Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Almir Martins Vieira, José Carlos Tiomatsu Oyadomari.
Fonte:
Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 1, p. 1-15, Janeiro-Abril, 2019. 15 página(s).
Palavras-chave:
mestrado profissional , pesquisa intervencionista , prática , rigor-relevance gap
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A falta de sintonia entre a pesquisa acadêmica e as necessidades dos práticos na área de contabilidade e gestão (rigor-relevance gap) é fato conhecido e que vem sendo discutido na academia. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a discussão do papel dos mestrados profissionais na mitigação deste problema (rigor-relevance gap), ao discutir as principais razões para a falta de alinhamento entre a pesquisa acadêmica e a prática profissional, ou seja, a resistência na incorporação da técnica pela cultura e resistência da academia na aceitação de paradigmas de pesquisas alternativos. Propõe a utilização da pesquisa intervencionista como uma metodologia de pesquisa alternativa a ser utilizada pelos mestrados profissionais na solução de problemas práticos e criação de conhecimento, sugerindo que, para que diminuição do rigor-relevance gap, alguns passos precisam ser dados, o que inclui aperfeiçoamento dos critérios de avaliação da CAPES, além da aceitação, por parte da academia, de paradigmas de pesquisas alternativos e ampliação do espaço para a divulgação da produção dos mestrados profissionais.