ID: 39148
Autoria:
Alex Fernando Borges, Juvêncio Braga de Lima, Daniela Meirelles Andrade, Alessandro Gomes Enoque, Mozar José de Brito.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 13, n. 3, p. 230-252, Setembro-Dezembro, 2015. 23 página(s).
Palavras-chave:
Ação Empreendedora , Famílias Empreendedoras , Inovação , Intraempreendedorismo , Sucessão
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O fenômeno do empreendedorismo tem sido amplamente explorado na academia, e sua manifestação em empresas familiares constitui um dos principais temas de pesquisa no campo de estudos sobre esses objetos. Os estudos que endereçam a relação entre empreendedorismo e empresas familiares abordam diferentes perspectivas teóricas, as quais revelam a conformação de um campo multifacetado e aberto a novas possibilidades de investigação. Este trabalho aborda essa problemática a partir da compreensão das práticas de empreendedorismo, entendidas como o conjunto de atividades cotidianas, executadas por diferentes membros de famílias, que resultam na criação de novos negócios, na exploração de novas oportunidades no mercado, e em inovações e situações de renovação e melhoria de atividades/processos já existentes nessas organizações. Diante do exposto, o objetivo deste artigo consiste em identificar práticas de empreendedorismo em empresas familiares. Para tanto, este estudo baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, empregando a estratégia de estudo multicaso junto a três empresas familiares do setor supermercadista, situadas na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas em profundidade, e os dados coletados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa foram discutidos à luz do quadro teórico construído, permitindo a identificação de diferentes categorias que constituem práticas de empreendedorismo presentes no âmbito de processos de criação de empresas, de processos sucessórios, de processos de inovação e de processos intraempreendedores. O conjunto de evidências dessa pesquisa permite afirmar que o fenômeno do empreendedorismo nas empresas familiares pode ser estudado sob a ótica da ação empreendedora, focando essas ações enquanto processos sociais, de modo que a lógica dessas ações envolve, de um lado, a conjunção de trajetórias individuais de membros da família empresária, e de outro, um conjunto de dinâmicas do ambiente social e econômico. Portanto, pode-se concluir que a ação empreendedora, resultante de um conjunto de práticas empreendedoras de criação e renovação de empresas, contribui para a construção e renovação de empresas familiares empreendedoras. Essa constatação é relevante, do ponto de vista da prática organizacional, pois, ao levar em consideração o empreendedorismo como um processo colocado em movimento a partir de uma perspectiva intergeracional, pode-se reconhecer e valorizar o papel desempenhado por famílias empreendedoras em buscar, por meio de suas ações, novos caminhos e possibilidades para a sobrevivência e longevidade de suas organizações. Paralelamente, tal constatação é importante, do ponto de vista científico, para a identificação de oportunidades de pesquisa, gerando novas possibilidades para a compreensão de particularidades pouco exploradas da relação entre empreendedorismo e empresas familiares.