ID: 55408
Autoria:
Gabriela Figueiredo Dias, Rômulo Andrade de Souza Neto, Anatália Saraiva Martins Ramos.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 17, n. 2, p. 210-228, Maio-Agosto, 2019. 19 página(s).
Palavras-chave:
Karl Popper , Racionalismo Crítico , Teoria Crítica , Teoria Fundamentada , Theodor Adorno
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A Teoria Fundamentada (TF) é um método qualitativo de pesquisa que é utilizado em uma ampla gama de disciplinas e áreas temáticas. Apesar dessa ampla utilização, parte da literatura tem criticado o uso da TF por seus princípios indutivistas. Em meio a essas críticas, não foram identificadas pesquisas com o objetivo de analisar os princípios da Teoria Fundamentada com base nas lógicas científicas clássicas, o que caracteriza uma lacuna na literatura. A realização dessa pesquisa é relevante, pode apontar as semelhanças e divergências que precisam ser discutidas pelos pesquisadores do campo, uma vez que as lógicas científicas clássicas estabelecem o que é o conhecimento científico e são amplamente reconhecidas na literatura. A fim de preencher a lacuna identificada, este ensaio teórico tem o objetivo analisar os princípios do método da teoria fundamentada com base nas lógicas científicas de Karl Popper e Theodor Adorno. A escolha desses dois autores se deu pela importância de suas visões teóricas – Popper é consagrado como um dos maiores epistemólogos do século 20 e ganhou popularidade com a lógica da Racionalidade Crítica, enquanto Adorno é reconhecido como um dos autores mais influentes da Escola de Frankfurt, que tem vínculo com a lógica da Teoria Crítica – e por proporem lógicas científicas divergentes. Os materiais consultados para compreender os princípios da TF e as lógicas científicas de Popper e Adorno foram as obras seminais e outros textos referentes aos temas. O presente ensaio evidencia que Popper reconheceria como científico apenas o problema de pesquisa da TF e rejeitaria a maior parte dos seus princípios. O autor também criticaria a replicação das teorias desenvolvidas a partir do método e sugeriria o uso da lógica situacional como alternativa para investigar os problemas de pesquisa identificados. Adorno, por outro lado, reconheceria o método por considerar que a maioria dos seus princípios estão de acordo com o pensamento dialético. No entanto, este autor criticaria a sistematização exagerada da coleta e análise de dados da abordagem a sistemática da TF que foi desenvolvida por Strauss. Assim, Adorno estaria mais propenso a apoiar as abordagens emergente e construtivista da TF, que foram propostas por Glaser e Charmaz, respectivamente, devido a sua flexibilidade. O presente ensaio contribui para o avanço da literatura metodológica das ciências sociais, melhoria dos procedimentos da teoria fundamentada e desenvolvimento de pesquisas futuras sobre o tema. As reflexões apresentadas neste ensaio poderão ser utilizadas por pesquisadores que estão desenvolvendo pesquisas com a teoria fundamentada ou sobre ela.