ID: 53416
Autoria:
Priscila Caroline Souza Paiva Dias, Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, Thelma Lucchese Cheung.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 6, n. 3, p. 144-161, Maio-Agosto, 2019. 18 página(s).
Palavras-chave:
Alimentos , Bibliometria , Consumo , Inovação , Mineração de texto
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Os alimentos são percebidos como fonte de satisfação e de bem-estar físico, mas também de preocupação e estresse, estando as preocupações relacionadas à (in) segurança, origem e saudabilidade dos alimentos. Atualmente, verifica-se que os indivíduos vivem em um constante paradoxo, pois de um lado há o desejo de inovar (neofilia), mas por outro há o receio ou medo do não familiar (neofobia). Destaca-se, também, que a taxa de inovação na indústria brasileira de alimentos está aumentando gradativamente. Frente a esse contexto, objetivou-se analisar a produção científica a respeito das inovações alimentares por meio da técnica de mineração de texto. Para tanto, foram analisados 555 artigos publicados no Web of Sicence entre 2004 e 2014. Os resultados revelaram o aumento das publicações relacionadas a temática a partir de 2009, reforçando sua importância como tema de pesquisa. As áreas do conhecimento que mais se destacaram foram: Tecnologia de Alimentos, Agricultura, Economia e Nutrição. Entre os países que mais publicaram estão os Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e Itália. Os conteúdos relacionados à segurança alimentar e alimentos geneticamente modificados apresentaram presença significativa, assim como mudanças climáticas e alegações de saúde. Por outro lado, a expressão “comportamento do consumidor” foi a que apresentou menor frequência. As implicações desses resultados para o mercado são apresentadas no estudo.