ID: 41648
Autoria:
Geraldo Luciano Toledo, Sérgio Luiz do Amaral Moretti.
Fonte:
Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 35, p. 400-419, Julho-Setembro, 2016. 20 página(s).
Palavras-chave:
Proposição de valor , Valor do cliente , Valor para o cliente , Valor percebido , Valor vitalício do cliente
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O construto valor tem figurado, com ênfase crescente, na literatura pertinente à administração e marketing estratégico e competitivo. A despeito disso, observam-se algumas inconsistências semânticas e falta de uniformidade no emprego do termo, principalmente quando associado a algum aposto qualificativo. Outras questões recorrentes incluem a ausência de um esquema integrador dos conceitos e os respectivos significados e conteúdos que o construto envolve. Adicionalmente, falta uma conexão com processos gerenciais a eles atrelados no âmbito do posicionamento competitivo e do marketing estratégico. Nesse contexto, o ensaio tem por objetivo discutir os conceitos de valor – criado pela empresa para o cliente e a valorização do cliente para os bens e serviços ofertados pela empresa –, propondo uma visão integrada e um esquema teórico que reflitam interdependências e inter-relações entre os significados do termo. São analisados, ainda, os desdobramentos relacionados à gestão dos processos estratégicos e táticos de marketing, questões normalmente não abordadas de forma integrada na literatura. Buscou-se, como resultado, contribuir para os domínios acadêmico e gerencial, refletindo sobre a amplitude e ambivalência do conceito de valor na gestão estratégica de marketing.