ID: 30871
Autoria:
Ana Heloísa da Costa Lemos, Alessandra Mello da Costa, Mila Desouzart de Aquino Viana.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 1, p. 91-104, Janeiro-Março, 2012. 14 página(s).
Palavras-chave:
Empregabilidade , Empresas juniores , Valores individuais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A percepção de que a inserção em uma empresa júnior tem impacto positivo na empregabilidade de seus ex-integrantes é um aspecto de atração que essa organização exerce sobre os estudantes. Apesar desse apelo, observa-se que não são todos os universitários que se interessam por fazer parte de empresas juniores, mas apenas uma pequena parcela. O fato da inserção nas empresas juniores ser algo restrito a um pequeno grupo de alunos gerou o interesse em realizar o presente trabalho, que procurou identificar os valores que orientam as escolhas profissionais dos jovens que optam por integrar essas empresas. Para alcançar esse objetivo, estruturou-se uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas individuais. Os relatos dos entrevistados foi analisado vis-à-vis a literatura sobre valores individuais (Schwartz,1992). Os jovens entrevistados revelam motivações que encontram forte aderência aos tipos motivacionais autossuficiência; estimulação; realização; poder e, em certa medida, hedonismo. Por outro lado, valores associados aos tipos motivacionais segurança, conformidade, tradição, benevolência e universalismo não são capazes de retratar esses universitários. O destaque que os entrevistados deram aos cinco tipos motivacionais mencionados permite associar o perfil desses jovens a dois dos quatro grupos de valores de ordem superior identificados pelo autor, os grupos abertura à mudança (autossuficiência e estimulação) e auto-aperfeiçoamento (hedonismo, realização e poder). Tendo como base essa tipologia, pode-se descrever os jovens integrantes de empresas juniores como indivíduos arrojados, independentes e desejosos de poder e realização profissional.