ID: 65337
Autoria:
Alessandra Lopes Cavalheiro.
Fonte:
International Journal of Business & Marketing, v. 6, n. 2, p. 90-108, Julho-Dezembro, 2021. 19 página(s).
Palavras-chave:
Anticonsumo , Jovem , Minimalismo , Valores pessoais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O artigo traz aspectos importantes sobre o minimalismo, um estilo de vida anticonsumista presente na atualidade. O principal objetivo do estudo é: comparar os valores de jovens que adotam o minimalismo como estilo de vida, jovens que consideram esse modelo de vida em parte e aqueles que nem mesmo consideram práticas minimalistas; analisando assim como tais indivíduos fazem parte da sociedade voltada para o consumo.. Para tanto, é realizada uma revisão de literatura para que se compreenda: o caminho percorrido pelos movimentos anticonsumo e seus desdobramentos; o surgimento do minimalismo e suas características; e, por último, uma análise dos valores pessoais sob a teoria de Schwartz (Teoria Universal de Valores Humanos). Complementar à revisão, emprega-se a metodologia quantitativa survey, elaborada para levantar quais são os valores mais presentes entre os jovens minimalistas com base na escala de valor criada por Schwartz. Com a análise dos dados, constata-se que os minimalistas atribuem maior valor à autodisciplina, à independência, à maior relação e união com a natureza, à apreciação ao mundo das belezas e das artes, enquanto dão menos importância à autoridade. Em síntese, os valores que possuem são fortemente associados aos propósitos do estilo de vida minimalista contemporâneo, mas não se encontram livres de contradições e tensões que marcam a sociedade.