ID: 60448
Autoria:
Raíssa Silveira de Farias, Lívia Maria Lopes Stanzani, João Paulo Resende de Lima, Adriana Maria Procópio de Araujo.
Fonte:
BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 17, n. 4, p. 606-633, Outubro-Dezembro, 2020. 28 página(s).
Palavras-chave:
Docência , Ensino superior , Espaços formativos
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo deste estudo é analisar como os professores titulados em contabilidade percebem os possíveis espaços formativos para a profissão docente. A amostra foi composta por 422 questionários respondidos por docentes, mestres e/ou doutores em contabilidade. A coleta dos dados ocorreu por meio de survey, utilizando-se de um questionário composto por 18 questões, que foram respondidas com base em uma escala likert de cinco pontos. A análise dos dados transcorreu de forma descritiva e por meio da aplicação de análise fatorial. Os resultados sugerem que a autoformação é o espaço formativo que mais contribui para o desenvolvimento da formação para a docência. Além disso, os testes agruparam as competências analisadas em três fatores, como possíveis espaços formativos para a docência: Programas de Pós-Graduação, Instituição de Ensino Superior - IES (como espaço laboral) e autoformação. Concluiu-se que a insuficiente preparação didático-pedagógica para o exercício da docência, inferida por alguns estudos, não incapacita o reconhecimento dos Programas de Pós-Graduação, das IES e da autoformação como espaços de formação para a profissão docente. Assim, esse estudo contribui com a literatura ao ratificar a presença dos três espaços formativos analisados, identificando a relevância de cada um deles para a formação docente no contexto brasileiro. Destaca-se, ainda, a evidenciação do potencial de expansão em ações formativas das Instituições de Ensino Superior, principalmente, por serem um espaço rico em oportunidades para o desenvolvimento do profissional docente, já que este foi considerado o espaço formativo que menos contribui para o desenvolvimento da sua formação.