ID: 56723
Autoria:
Bruna Cristina Silvério Diniz, Sabrina Rafaela Pereira Borges.
Fonte:
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 20, n. 44, p. 81-96, Janeiro-Abril, 2020. 16 página(s).
Palavras-chave:
Bancos , Cultura de desempenho , Fraudes contábeis
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A cultura de desempenho simboliza uma cooperação relevante no que tange ao comportamento dos indivíduos que atuam dentro da organização, a qual pode influenciar a ocorrência de fraudes contábeis, fazendo emergir vários questionamentos sobre o papel da Contabilidade e da Auditoria. No Brasil, a ocorrência de fraudes contábeis em todas as esferas, especialmente, nas instituições financeiras, pode estar associada com a cultura organizacional das entidades. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender como a cultura de desempenho e as fraudes contábeis estão sendo evidenciadas na cultura organizacional do setor bancário brasileiro. Para alcançar o objetivo proposto, foi feita, primeiramente, a coleta de dados em sítios e relatórios da administração dos bancos com atuação no Brasil, tendo sido utilizada a análise de conteúdo. Posteriormente, foi realizada a análise de clusters como forma de buscar as similitudes entre as instituições examinadas, levando-se em consideração os períodos e os aspectos organizacionais dos bancos. Pode-se inferir, após a análise dos resultados, que tanto a cultura de desempenho quanto a fraude foram destacadas pelos bancos, tendo elas uma relação dentro do âmbito das instituições financeiras, porém as instituições estão mais preocupadas em divulgar que são éticas do que o bom desempenho. Na análise de clusters, a obtenção de lucros foi considerada relevante na atuação dos bancos, enquanto que a estrutura de governança foi pouco enfatizada. Espera-se que o presente estudo contribua para despertar o conhecimento no que tange à cultura corporativa e a ocorrência de fraudes em bancos