ID: 61113
Autoria:
Alba de Oliveira Barbosa Lopes, Richard Medeiros de Araújo.
Fonte:
Desafio Online, v. 8, n. 3, p. 561-585, Setembro-Dezembro, 2020. 25 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia , Missão , Norte Nordeste , Visão
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste estudo foi analisar os elementos constitutivos das missões das cem maiores empresas do Norte-Nordeste, a partir dos estudos de Fred David, bem como avançar numa discussão sobre as composições das visões dispostas por estas empresas. Metodologicamente, foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, com recorte de comparação (2009-2018), tendo como universo 62 empresas que possuíam missão/visão expostas em suas homepages institucionais. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados tem-se que as categorias que se tornaram mais evidentes nas missões analisadas, estão Tecnologia, Preocupação com a sobrevivência e Autoconceito, estas são categorias esperadas em contextos de aumento da competitividade organizacional, como o que ocorreu na última década. Comparativamente, pode-se observar que quatro categorias tiveram um decréscimo de citações nas missões organizacionais das cem Maiores e Melhores Empresas do Norte e Nordeste. Em 2008, as categorias Clientes, Localização, Filosofia e Preocupação com a Imagem eram mais relevantes, em termo de presença nas declarações do que foram em 2018. Quanto às declarações das visões identificadas tem-se que as palavras mais citadas estão associadas aos termos ser, referência, empresa, reconhecida, energia, qualidade, clientes, elétrica, maior, mundo, rentabilidade, Brasil, excelência, inovação, desenvolvimento e admirada.