Percepção a respeito do desenvolvimento sustentável das MPEs no Peru Outros Idiomas

ID:
10009
Resumo:
O presente artigo trata das percepções de futuros profissionais de nível universitário com relação às atividades de responsabilidade social das micro e pequenas empresas (MPE) no Peru. O objetivo do artigo é contribuir para um melhor entendimento de como implementar cursos de responsabilidade social em universidades. Para tanto, uma escala foi desenvolvida e aplicada a 506 estudantes de graduação em cinco universidades. A partir dos resultados do estudo pode-se concluir, de maneira geral, que os universitários têm uma percepção deficiente a respeito das atividades de responsabilidade social realizadas pelas MPE. Esse fato reforça a importância da inclusão de cursos sobre responsabilidade social na grade curricular das universidades para enriquecer o ensino e novas pesquisas nesse campo. Consequentemente, reconhece-se a necessidade de estabelecer um enfoque interdisciplinar para o ensino teórico e transdisciplinar para o ensino prático, de modo a assegurar a geração e aplicação de novos conhecimentos sobre a responsabilidade social voltada ao desenvolvimento sustentável.
Citação ABNT:
MERINO, M. N. H.; PASTORINO, A. H. Percepción sobre el desarrollo sostenible de las MYPE en el Perú. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 3, p. 290-302, 2013.
Citação APA:
Merino, M. N. H., & Pastorino, A. H. (2013). Percepción sobre el desarrollo sostenible de las MYPE en el Perú. Revista de Administração de Empresas, 53(3), 290-302.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10009/percepcao-a-respeito-do-desenvolvimento-sustentavel-das-mpes-no-peru/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Espanhol
Referências:
ANDRIANI, C.; BIASCA, R.; RODRIGUEZ, M. Un nuevo sistema de gestión para lograr PYMES de clase mundial. 2. ed. México: Norma, 2004.

ARTARAZ, M. Teoría de las tres dimensiones de desarrollo sostenible. Ecosistema. Revista Científica y Técnica de Ecología y Medio Ambiente, v 2, n. 11. Disponible en: www. revistaecosistemas.net. Acceso en 20.02.2002.

BARROSO, F. G. Responsabilidad social empresarial y sugerencias para su aplicación en instituciones educativas. Investigación Universitaria Multidisciplinar, v. 6, n. 6, p. 48-54, 2007.

BUZBY, S; FALK, H. Demand for social responsibility information by .university investors. The Accounting Review, v, 54, n. 1, p. 23-37, 1979.

CARAVEDO, B. Empresa, liderazgo y sociedad: hacia una estrategia de responsabilidad Social. Lima: Perú 2021 y SASE, 1996.

CARAVEDO, B. Perú: Empresas Responsables. Lima: SASE, Servicios para el desarrollo, 1998.

CETINDAMAR, D; HOPKINS, T. Enhancing students’ responsibility towards society through civil involvement projects. Innovation in Education and Teaching International, v. 45, n. 4, p.401-410, 2008.

CLERI, C. El libro de las pymes. Argentina: Granica, 2007.

COHEN, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.

CONDE, J. Empresa y medio ambiente: hacia la gestión sostenible. Madrid: Nivola, 2003.

CORRAL, A; ISUSI, I; VIVES, A. Responsabilidad Social de la empresa en las PYMES de Latinoamérica. España: IKEI, 2005.

COSTELLO, A. B; OSBORNE, J. W. Best practices in exploratory factor analysis: four recommendations for getting the most of your analysis. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 10, n. 7, p. 01-09, 2005.

DALE, A; NEWMAN, L. Sustainable development, education and literacy. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 6, n. 4, p. 351-362, 2005.

FORO NACIONAL CIUDADES PARA LA VIDA. Empresas y Desarrollo Sostenible. Ciudades para la vida. Lima, v. 3, p.1–8, 2001.

GALARZA, E; GÓMEZ, R; GONZALES, L. A. Ruta hacia el desarrollo sostenible del Perú. Lima: Centro de Investigación de la Universidad del Pacífico (CIUP), Documento de trabajo. 2002.

GARAVITO, C. Responsabilidad Social Empresarial y Mercado de trabajo. Lima: Centro de Investigaciones Sociales, Económicas, Políticas y Antropológicas CISEPA. Departamento de Economía de la Pontificia Universidad Católica del Perú, 2007.

GEO – 4. PROGRAMA DE LAS NACIONES UNIDAS PARA EL MEDIO AMBIENTE: OFICINA REGIONAL PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. Medio Ambiente para el desarrollo. Nairobi. Disponible en: www.pnuma.org/GEO4/ , 2007. Acceso en 11.03.2009.

GLOBAL REPORTING INITIATIVE, Guía para la elaboración de memorias de sostenibilidad. Disponible en: www. globalreporting.org. Acceso en: 28.08.2008.

HAIR, Jr. J. E; ANDERSON, R. E; TATHAM, R. L; BLACK, W. C. Análisis multivariante. 5. ed. Madrid: Prentice may Iberia, 1999.

HERNÁNDEZ, R; FERNÁNDEZ, C; BAPTISTA, P. Metodología de la Investigación. 4. ed. México: McGraw-Hill, 2006.

JENKINS, H., A ‘business opportunity’ model of corporate social responsibility for smalland medium-sized enterprises. Business Ethics: A European Review, v. 18, n. 1, p. 21-36, 2009.

KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. New York: The Guilford Press, 1998.

MALHOTRA, N. Investigación de mercados: Un enfoque aplicado. 4. ed., México D. F.: Pearson Educación, 2004.

MEDEIROS, C. R. O. y otros. Formação do administrador e a responsabilidade corporativa: ambigüidades e contradições no comportamento do futuro gestor. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO EM ADMINISTRAÇÃO, 31, 2007, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

MORSING, M.; PERRINI, F. CSR in SMEs: do SMEs matter for the CSR agenda? Business Ethics: A European Review, v. 18, n. 1, p. 1-6, 2009.

MUIJEN, H. Corporate social responsibility starts at university. Journal of Business Ethics, v. 53, p. 235-246, 2004.

NETEMEYER, R. G; BEARDEN, W. O.; SHARMA, S. Scaling procedures: issues and applications. London: Sage Publications, 2003.

ONG Perú 2021. Indicadores de RSE Perú 2021. Disponible en: http://www.peru2021.org/. 2008. Acceso en 30.06.2008.

ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA. Educación y desarrollo sostenible. Disponible en: www.unesco.org/es/ education/. Acceso en: 12.09.2008.

PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 5. ed., Lisboa: Edições Sílabo, 2008.

PORTOCARRERO, F; SANBORN, C; LLUSERA, S. Empresas, fundaciones y medios: la responsabilidad social en el Perú. Lima: Centro de Investigación de la Universidad del Pacifico, 2000.

SILVA, R. C. M.; CHAUVEL, M. A. Responsabilidade social no ensino em administração: um estudo exploratório sobre a visão dos estudantes de graduação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO EM ADMINISTRAÇÃO, 33, 2009, São Paulo. Anais. São Paulo: ANPAD, 2009.

SIMON, D. Sustainable development: theoretical construct or attainable goal? Environmental Conservation, v. 16, n. 1, p. 41-48, 1989.

VALLAEYS, F. Breve Marco Teórico de Responsabilidad Social Universitaria. In VALLAEYS, F.; Carrizo, L. (Org) Responsabilidad Social Universitaria: marco conceptual, antecedentes, herramientas RSU. Washington: Edición Banco Interamericano de Desarrollo, 2006. 1 CDROM.

VALLAEYS, F; De LA CRUZ, C; SASIA, P; CAMDESSUS, I. Responsabilidad social universitaria: manual de primeros pasos. Washington: Banco Interamericano de Desarrollo/ McGraw-Hill, 2009.

ZAICHKOWSKY, J. L. The personal involvement inventory: Reduction, revision, and application to advertising. Journal of Advertising, v. 23, n. 4, p. 59–70, 1994.