Desafios para estratégia e gestão de Centros de P&D de multinacionais em mercados emergentes: uma abordagem pela perspectiva de uma matriz alemã do setor químico Outros Idiomas

ID:
10081
Resumo:
A expansão das operações das empresas multinacionais (EMNs) para ao exterior configura uma tendência que se verifica há décadas. A novidade é que nos últimos anos também as atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) passam a ser internacionalizadas, inclusive tendo por destino países emergentes. Dentre as implicações, está o desafio colocado às EMNs em implementar formas organizacionais eficazes que viabilizem a coordenação das suas estratégias e a gestão da P&D de maneira articulada, entre matriz e centros de P&D globais.Este estudo teve por objetivo avaliar, sob a perspectiva da matriz corporativa de uma empresamultinacional, os desafiosna formulação da estratégia global de P&D e a gestão de cada um dos centros localizados em mercados emergentes e desenvolvidos. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa empírica qualitativa baseada em estudo de casos múltiplos exploratórios, em uma EMN alemã química,a qual mantém cinco centros globais de P&D, localizados na Alemanha (matriz), EUA, Brasil, China e Índia. Os resultados sugerem a necessidade de criaçãode capacidades organizacionais de gestão para a reavaliação constanteda estratégia de P&D, epara a captura das demandase janelas de oportunidades temporáriasdestes mercados. Tais capacidades tendem a atenuar a forte centralização observada de forma a atribuir maiores responsabilidades às subsidiárias com status de centros globais de P&D.
Citação ABNT:
SAITO, O. M.; BERNARDES, R. C.; CONSONI, F. L.; RONDANI, B. Desafios para estratégia e gestão de Centros de P&D de multinacionais em mercados emergentes: uma abordagem pela perspectiva de uma matriz alemã do setor químico. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 12, n. 1, p. 54-83, 2013.
Citação APA:
Saito, O. M., Bernardes, R. C., Consoni, F. L., & Rondani, B. (2013). Desafios para estratégia e gestão de Centros de P&D de multinacionais em mercados emergentes: uma abordagem pela perspectiva de uma matriz alemã do setor químico. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 12(1), 54-83.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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