Uma análise das dimensões estratégicas críticas para a internacionalização das empresas brasileiras nos mercados de base da pirâmide (BOP) globais

ID:
10247
Resumo:
Este trabalho apresenta as dimensões estratégicas críticas para atuar em mercados internacionais de Base-da-Pirâmide (BOP). As variáveis estudadas são motivos para a internacionalização: preços, promoção, distribuição, produtos, inovação, ingresso em mercados e processos. Uma pesquisa descritiva, investigativa de vários casos foi desenvolvida com as empresas brasileiras Natura, O Boticário, AmBev, Embraco, Perdigão e Havaianas. Análises longitudinais e comparativas levaram à conclusão que o principal motivo para o ingresso nos mercados BOP internacionais são as maiores vendas e receitas de longo prazo. Dimensões estratégicas críticas são gestão de marcas, mistura de produtos adequada, inovação do processo, relacionamentos com stakeholders e fortalecimento da cultura corporativa.
Citação ABNT:
SPERS, R. G.; WRIGHT, J. T. C. Uma análise das dimensões estratégicas críticas para a internacionalização das empresas brasileiras nos mercados de base da pirâmide (BOP) globais. Brazilian Business Review, v. 10, n. 2, p. 26-50, 2013.
Citação APA:
Spers, R. G., & Wright, J. T. C. (2013). Uma análise das dimensões estratégicas críticas para a internacionalização das empresas brasileiras nos mercados de base da pirâmide (BOP) globais. Brazilian Business Review, 10(2), 26-50.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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