Uma avaliação dos estilos de negociação de equipes que atuam no gerenciamento do Sistema Educacional Público da cidade do Rio de Janeiro Outros Idiomas

ID:
1036
Resumo:
O estudo focalizou os estilos de negociação implementados em dois órgãos da estrutura da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, durante o ano de 2008, com o propósito de verificar se há um estilo típico nas equipes que desenvolvem a gestão educacional frente os desafios existentes. A tendência comportamental em uma negociação foi analisada com base nos Princípios Universais de Negociação, definidos por Roger Fisher (1979) e as influências destes sobre os Estilos de Negociação, propostos por Andrade e colaboradores (2004). Por meio da análise dos dados da pesquisa, com a comparação entre as médias dos grupos e uma visão gráfica (Boxplot), observou-se a presença de dois estilos predominantes em ambas as equipes, ou seja, aqueles que priorizam o compromisso e a cooperação, quando existem conflitos, evidenciando, dessa forma, um padrão no mecanismo de negociação, em nível gerencial, na região pesquisada.
Citação ABNT:
SANTOS, J. C. D.; RIBEIRO, L. A. Uma avaliação dos estilos de negociação de equipes que atuam no gerenciamento do Sistema Educacional Público da cidade do Rio de Janeiro. Administração Pública e Gestão Social, v. 2, n. 2, p. 135-157, 2010.
Citação APA:
Santos, J. C. D., & Ribeiro, L. A. (2010). Uma avaliação dos estilos de negociação de equipes que atuam no gerenciamento do Sistema Educacional Público da cidade do Rio de Janeiro. Administração Pública e Gestão Social, 2(2), 135-157.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1036/uma-avaliacao-dos-estilos-de-negociacao-de-equipes-que-atuam-no-gerenciamento-do-sistema-educacional-publico-da-cidade-do-rio-de-janeiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ANDRADE, Rui Otavio Bernardes et al. Princípios de Negociação – Ferramentas e Gestão. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BARELLA, Rodrigo Maluf; LEITE, Jaci Corrêa. Reputação: Fator Crítico nas Negociações. In: Encontro da ANPAD,29., 2005, Brasília-DF. Anais...Brasília: ANPAD, 2005, CD-ROM.

CAPELLE, Mônica Carvalho Alves et al. Uma Análise da Dinâmica do Poder e das Relações de Gênero no Espaço Organizacional. RAE-eletrônica, v. 3, n. 2, Art. 22, jul./dez. 2004, p 3. Disponível em < http://www.rae.com.br/eletronica>. Acesso em 10 Jul 2007.

FISHER, Roger. The 7 Elements of Negotiation. Disponível em http://www.pon.harvard.edu/hnp/theory/tools/options.shtml. Acesso em 12 Jul 2007.

HANSEN, Adriana de Oliveira; DA SILVA, Marco Antonio Costa. Avaliação de Desempenho nas Organizações Públicas. SEMEAD, 9. 2006, São Paulo-SP. Anais...São Paulo. SEMEAD, 2006.

PAULILLO, Luiz Fernando. Rede de Relações e Poder de Negociação: Uma Análise do Caso Citrícola Brasileiro. Gestão e Produção (G&P), v. 8, n. 3, p. 250-270, dez 2001.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação .

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Urbanismo < http://www.rio.rj.gov.br/smu>.

SOBRAL, Filipe. Determinantes Individuais da Conduta Ética em Negociação: Valores, Ideologia Ética e Desenvolvimento Moral. Encontro da ANPAD,29., 2005, Brasília-DF. Anais...Brasília: ANPAD, 2005, CD-ROM.

TAMASHIRO, Helenita R. da Silva. Negociação. RAE-eletrônica, v. 3, n. 2, Resenha 4, jul./dez 2004. Disponível em . Acesso em 18 jul 2007.