Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas Outros Idiomas

ID:
10417
Resumo:
Ao se fazer uma análise da literatura de marketing e inovação é possível perceber que a inovação tem como foco apenas a gestão interna da organização. Entretanto, é preciso compreender que os mercados são dinâmicos e complexos e que diversos atores que possuem crenças e valores diferentes operam em conjunto por meio de práticas que modelam tais mercados. Inovações permitem desestabilizar estruturas que estão equilibradas, gerando externalidades e fazendo com que novos modos de troca sejam definidos, bem como novas regras e regulamentações tenham que ser criadas. Essas novas definições ocorrem por meio de práticas e representações realizadas por agentes, com conhecimento especializado em marketing, que interferem nas ações de outros agentes. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo, apresentar como a inovação tem sido abordada pelos pesquisadores para a construção do conhecimento da área, por meio uma análise de 1102 artigos publicados em periódicos e anais de eventos, nacionais e internacionais, demonstrando como têm sido negligenciadas dimensões presentes no processo de inovação. Para tanto, a discussão foi suportada por extensa revisão da literatura nacional e internacional sobre inovação. Como resultados o artigo apresenta proposições teóricas que podem contribuir para uma visão mais holística do fenômeno, seja do ponto de vista gerencial ou teórico.
Citação ABNT:
MEDEIROS, J.; VIEIRA, F. G. D.; NOGAMI, V. K. C. Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas. Revista de Administração e Inovação, v. 10, n. 2, p. 238-261, 2013.
Citação APA:
Medeiros, J., Vieira, F. G. D., & Nogami, V. K. C. (2013). Práticas de mercado e inovação: dimensões esquecidas. Revista de Administração e Inovação, 10(2), 238-261.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10417/praticas-de-mercado-e-inovacao--dimensoes-esquecidas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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