Título Inglês:
The integrative review method in organizational studies
Título Espanhol:
El método de la revisión integrativa en los estudios organizacionales
Resumo:
As diferentes formas de revisão da literatura baseiam-se desde no método da revisão bibliográfica tradicional (revisão narrativa), até em mecanismos e metodologias utilizados por pesquisadores nos campos da saúde e educação para descrever o estado da arte de um tema (revisão bibliográfica sistemática). O objetivo deste artigo é discutir o processo de revisão da literatura nos estudos organizacionais, trazendo para esse escopo metodologias de revisão da literatura de outras áreas do saber, como por exemplo, a revisão bibliográfica sistemática. Como metodologia adotada, o estudo discute o método da revisão integrativa, pertecente à revisão bibliográfica sistemática. Os resultados da pesquisa mostram que a revisão integrativa permite ao pesquisador aproximar-se da problemática que deseja apreciar, traçando um panorama sobre a sua produção científica, de forma que possa conhecer a evolução do tema ao longo do tempo e, com isso, visualizar possíveis oportunidades de pesquisa nos estudos organizacionais.
Resumo Inglês:
The different forms of literature review are based on tools that vary from the traditional bibliographic review (narrative review) to the use of mechanisms and methodologies used by researchers in the fields of health and education to describe the state of the art of a theme, called systematic bibliographic review. This article aims at presenting the process of reviewing literature as a useful tool to aid in the conduction of organizational studies, bringing to this scope literature review methodologies from other knowledge areas, such as, for example, the systematic bibliographic review. The study adopts methodology that discusses the integrative review method, which belongs to the systematic bibliographic review. The research results show that integrative review allows the researcher to approach the issue he wishes to appraise, presenting an overview of his scientific production in such a way he can acknowledge the evolution of the theme over time and, thus view possible research opportunities in organizational studies.
Resumo Espanhol:
Las diferentes formas de revisión de la literatura basada en el método de la revisión tradicional de literatura (revisión, narrativa), incluso en los mecanismos y las metodologías utilizadas por los investigadores en los campos de la salud y la educación para describir el estado del arte de un tema (revisión sistemática). El objetivo de este trabajo es discutir la revisión de la literatura en los estudios organizacionales, con lo que a este ámbito de las metodologías de revisión de la literatura de otras disciplinas, tales como revisión sistemática de la literatura. Como metodología, el estudio analiza el método de revisión integradora, perteneciente a revisión sistemática de la literatura. Los resultados del estudio muestram que la revisión integradora permiteal investigador para abordar el problema que desea para disfrutar, hacer un dibujo sobre su trabajo científico, para que pueda ver la evolución de la materia a través del tiempo y, por tanto, es posible ver oportunidades para la investigación en los estudios organizacionales.
Citação ABNT:
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.
Citação APA:
Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11), 121-136.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10515/o-metodo-da-revisao-integrativa-nos-estudos-organizacionais/i/pt-br
Referências:
BENEFIELD, L. E. Implementing evidence-based practice in home care. Home Healthcare Nurse, Baltimore, v. 21, n. 12, p. 804-811, Dec. 2003.
BERNARDO, W. M.; NOBRE, M. R. C; JANETE, F. B. A prática clínica baseada em evidências. Parte II: buscando as evidências em fontes de informação. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 1-9, 2004.
BEYEA, S. C.; NICOLL, L. H. Writing an integrative review. AORN Journal, Philadelphia, v. 67, n. 4, p. 877-880, Apr. 1998.
BROOME, M. E. Integrative literature reviews for the development of concepts. In: RODGERS, B. L.; CASTRO, A. A. Revisão sistemática e meta-análise. 2006. Disponível em:
. Acesso em: 12 jan. 2011.
CASTRO, A. A. Curso de revisão sistemática e metanálise. São Paulo: LED-DIS/UNIFESP, 2006. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2008.
CLARKE, M.; OXMAN, A. D. (Ed.). Cochrane Reviewers’ Handbook 4.1. In: Review Manager. Version 4.1. Oxford: The Cochrane Collaboration, 2000.
COOK, D. J.; MULROW, C. D. RAYNES, R. B. Systematic reviews: synthesis of best evidence for clinical decisions. Annals of Internal Medicine, Philadelphia, v. 126, n. 5, p. 376-380, Mar. 1997.
COOPER, H. M. The integrative research review: a systematic approach. Beverly Hills: Sage, 1984.
DIDIER, J. M. O. L.; LUCENA, E. A. Aprendizagem de praticantes da estratégia: contribuições da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 15, n. 44, p. 129-148, jan./mar. 2008.
EVANS, D.; PEARSON, A. Systematic reviews: gatekeepers of nursing knowledge. Journal of Clinical Nursing, Oxford, v. 10, n. 5, p. 593–599, Sep. 2001.
GALVÃO, C. M.; SAWADA, N. O.; TREVIZAN, M. A. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 3, p. 549-556, maio/jun. 2004.
GANONG, L. H. Integrative reviews of nursing research. Research in Nursing & Health, Hoboken, v. 10, n. 1, p. 1-11, Mar. 1987.
GLASS, G. V. Primary, secondary, and meta-analysis of research. Educational Researcher, Thousand Oaks, v. 5, p. 3-8, Oct. 1976.
GREENHALGH, T. Papers that summarize other papers (systematic review and meta-analyses). British Medical Journal, London, v. 315, n. 7109, p. 672-675, Sep. 1997
GREEN, J.; BRITTEN, N. Qualitative research and evidence based medicine. British Medical Journal, London, v. 316, n. 7139, p. 1230-1232, Apr. 1998.
INGRAM, L.; HUSSEY, J.; TIGANI, M.; HEMMELGARN, M. Writing a literature review and using a syntesis matrix. Disponível em: Acesso em: 11 nov. 2010.
KAHN, K. S.; RIET, G. R.; GLANVILLE, J.; SOWDEN, A. J.; KLEIJNEN, J. Undertaking systematic reviews of research of effectiveness. CRD’s Guidance for Carrying out or Commissioning Reviews. New York: NHS centre for Reviews and Dissemination, 2000.
KLOPPER, R.; LUBBE, S.; RUGBEER, H. The matrix method of literature review. Alternation, Cape Town, v. 14, n. 1, p. 262-276, 2007.
LOPES, I. L. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão da literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 60-71, maio/ago. 2002.
MENDES, A. L. L.; FRACOLLI, L. A. Revisão sistemática de literatura e metassíntese qualitativa: considerações sobre sua aplicação na pesquisa em enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 771-779, out./dez. 2008
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, out./dez. 2008.
MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis. Thousand Oaks: Sage, 1994.
PFEFFER, J.; SUTTON, R. J. Hard facts, dangerous half-truths and total nonsense: profiting from evidence-based management. Cambridge: Harvard Business School Press, 2006.
POLIT, D. F; BECK, C. T. Using research in evidence-based nursing practice. In: POLIT, D. F.; BECK, C. T. (Ed.). Essentials of nursing research. Methods, appraisal and utilization. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2006.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi , jun. 2007.
SILVEIRA, R. C. C. P. O cuidado de enfermagem e o cateter de Hickman: a busca de evidências. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.
SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, jan./mar. 2010.
STETLER, C. B.; MORSI, D.; RUCKI, S.; BROUGHTON, S.; CORRIGAN, B.; FITZGERALD, J. et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service. Applied Nursing Research, Philadelphia, v. 11, n. 4, p. 195-206, Nov. 1998.
TOLEDO, M. M. A vulnerabilidade do adolescente ao HIV/AIDS. Revisão integrativa. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008
URSI, E. S. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.
WHITTEMORE, R. Combining evidence in nursing research: methods and implications. Nursing Research, Baltimore, v. 54, n. 1, p. 56-62, Jan./Feb. 2005.
WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, Oxford, v. 52, n. 5, p. 546-553, Dec. 2005.