Título Inglês:
The Digital TV in Brazil: scientific studies x application on the market
Resumo:
A televisão brasileira está passando por uma nova fase de transformações com a introdução do sinal digital no sistema de comunicação. Este trabalho foi conduzido com o objetivo de (1) relacionar as perspectivas dos estudos científicos e do mercado prático paraibano sobre a TV Digital Interativa, no âmbito da exclusão social e novas abordagens do marketing; (2) além de avaliar as possíveis divergências entre o pensamento científico e a abordagem prática sobre a TVDI. Para isso, foi feita uma revisão da literatura sobre o assunto, além de entrevistas de caráter qualitativa com personagens que representam o setor acadêmico e comercial envolvido no processo de implementação da TVDI no Brasil. Os resultados obtidos nessa entrevista evidenciam que o governo federal deve incentivar o interesse da população por esse novo modo de ver a televisão e passar a tratar o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Interativa como uma política pública a fim de combater a exclusão digital existente no país. Além disso, surgem “novas” abordagens para o marketing através da TVDI e com ele, a necessidade que as empresas desse ramo passem por uma reformulação das suas estratégias de venda de produtos e serviços, para se adaptarem às novas perspectivas do mercado geradas pela interatividade.
Resumo Inglês:
Introduction of digital interactive TV is marking a new stage in Brazilian television. This research aimed to make a relation between academic expectations and local consumer market about IDTV, focusing on social digital exclusion and new markets approaches, and evaluates the differences between scientific approach and practical view. To obtains relevant information a review in literature was done, parallel to a qualitative interviews with characters that represent academics and commercial areas that are involved in IDTV implementation process. Results point that the Federal government needs to support this new way to watch TV, promoting strategies that make this technology accessible to the majority of population, reducing the digital exclusion. We discuss the possibilities to use this them for marketing approaches, IDTV impose that marketing companies recycle their ideas, and make a adaptation to the news perspectives that arises with this new technology.
Citação ABNT:
SOUTO, N. I.; MENDONÇA, C. M. C. TV Digital no Brasil: estudos científicos x aplicação no mercado. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 5, n. 2, p. 99-108, 2013.
Citação APA:
Souto, N. I., & Mendonça, C. M. C. (2013). TV Digital no Brasil: estudos científicos x aplicação no mercado. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 5(2), 99-108.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10568/tv-digital-no-brasil--estudos-cientificos-x-aplicacao-no-mercado/i/pt-br
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