Habilidades sociais no mercado de leite Outros Idiomas

ID:
10721
Resumo:

O crescimento de cooperativas de agricultores familiares na região Sul do Brasil contradiz a maioria dos estudos de mercado, que prevêem um processo inexorável de globalização, concentração de mercado e exclusão dos produtores mais pobres. O objetivo deste artigo é discutir como as cooperativas conseguiram garantir a estabilidade da oferta de leite em um ambiente competitivo, mesmo dispondo de poucos recursos econômicos. O artigo aponta que as habilidades sociais das cooperativas foram decisivas na definição de sua posição de destaque nesse mercado. Essas habilidades expressam-se na capacidade de mobilizar capital social e simbólico, de formar uma nova identidade social em torno da produção familiar de leite, de estimular a cooperação e manter estáveis as relações com os seus fornecedores. A conclusão deste trabalho aponta que só uma abordagem territorial desses mercados pode nos ajudar a compreender por que são formadas variadas organizações de produtores e por que fatores não econômicos são determinantes para a concorrência.

Citação ABNT:
MAGALHÃES, R. S.Habilidades sociais no mercado de leite. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 2, p. 15-25, 2007.
Citação APA:
Magalhães, R. S.(2007). Habilidades sociais no mercado de leite. Revista de Administração de Empresas, 47(2), 15-25.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10721/habilidades-sociais-no-mercado-de-leite/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português