Resumo:
O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre os agentes econômicos e as instituições de mercado. Em específico, o artigo analisa como os produtores de vinhos na França reagem às rígidas classificações existentes no mercado de vinhos desse país. Partindo de um estudo de caso de dois produtores vinícolas franceses, o artigo discorre sobre dois conjuntos distintos de estratégias por eles adotados para maximizar seus lucros em um contexto de forte enquadramento institucional, que prima pela marca e qualidade do vinho atreladas à região a que pertencem. Como conclusão, o artigo destaca a importância da sociologia do agente para se compreender a dinâmica do mercado.
Resumo Inglês:
The purpose of this article is to discuss the relationship between economic agents and market institutions. More specifically, the article examines how wine producers in France respond to the severe classifications applied in the French wine market. Starting from a case study comprising two French wineries, this article analyzes two distinct sets of strategies adopted to maximize their profits in a context of heavy institutional framing, attaching special importance to wine quality and brand as related to the specific region where they belong. The article concludes emphasizing the importance of considering the agent-based sociological perspective for a better understanding of the market dynamics.
Citação ABNT:
GARCIA-PARPET, M.Dinâmica de mercado e trajetória de produtores frente ao sistema de classificação de vinhosm. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 2, p. 26-36, 2007.
Citação APA:
Garcia-parpet, M.(2007). Dinâmica de mercado e trajetória de produtores frente ao sistema de classificação de vinhosm. Revista de Administração de Empresas, 47(2), 26-36.
Link Permanente:
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