Desenvolvimento de produtos em subsidiárias de empresas multinacionais no Brasil Outros Idiomas

ID:
10736
Resumo:

O artigo tem o objetivo de responder à seguinte questão: por que subsidiárias de empresas multinacionais estrangeiras realizam projetos de desenvolvimento de produto (DP) para mercados externos? Para isso, foi realizada uma análise de conglomerados e testes não paramétricos de hipóteses usando uma amostra de mais de 140 unidades de desenvolvimento de produto localizados no Brasil. Este estudo identifica cinco papéis estratégicos significativamente distintos: os adaptadores locais, os inovadores nascentes, os inovadores locais, os inovadores para mercados emergentes e os inovadores globais. A caracterização dos conglomerados mostra que unidades com escopo de mercado primordialmente local tendem a desenvolver um número maior de novos produtos à medida que sua autonomia decisória aumenta. No entanto, unidades voltadas para mercados externos podem perder autonomia decisória. A probabilidade de que uma unidade localizada em um país de médio ou baixo custo desenvolva produtos para mercados externos aumenta conforme a empresa multinacional fomenta a competição entre as subsidiárias.

Citação ABNT:
BOEHE, D. M.Desenvolvimento de produtos em subsidiárias de empresas multinacionais no Brasil. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 1, p. 33-45, 2007.
Citação APA:
Boehe, D. M.(2007). Desenvolvimento de produtos em subsidiárias de empresas multinacionais no Brasil. Revista de Administração de Empresas, 47(1), 33-45.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10736/desenvolvimento-de-produtos-em-subsidiarias-de-empresas-multinacionais-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português