Engajamento do consumidor: revisão teórica doconceito e seus antecedentes Outros Idiomas

ID:
10745
Periódico:
Resumo:
O comportamento do consumidor vem se modificando nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito à sua influência sobre as organizações. Gestores e pesquisadores reconhecem as mudanças no relacionamento entre empresa e consumidores e um dos fatores que contribuem para esse processo: o engajamento. Na última década, esse tema foi inserido em algumas disciplinas, inclusive no campo de estudos do marketing, centrado no relacionamento engajado entre a empresa e o cliente/consumidor. Neste estudo foi possível perceber a evolução desse conceito, apesar de algumas indefinições em relação ao constructo. O objetivo deste estudo foi elaborar uma revisão teórica do assunto, de forma que um conceito integrador e os fatores determinantes para o desenvolvimento do engajamento do cliente/consumidor fossem claramente identificados. As definições e modelos conceituais elaborados por Vivek (2009), van Doorn et al. (2010), Brodie et al. (2011) e Hollebeek (2011a) foram as principais contribuições em relação ao engajamento. A partir desses estudos lançou-se um olhar crítico e integrador sobre os principais conceitos relativos ao tema e seus antecedentes.
Citação ABNT:
MARRA, G. D. S.; DAMACENA, C. Engajamento do consumidor: revisão teórica doconceito e seus antecedentes. Revista de Gestão, v. 20, n. 2, p. 233-249, 2013.
Citação APA:
Marra, G. D. S., & Damacena, C. (2013). Engajamento do consumidor: revisão teórica doconceito e seus antecedentes. Revista de Gestão, 20(2), 233-249.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10745/engajamento-do-consumidor--revisao-teorica-doconceito-e-seus-antecedentes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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