Gol de quem? A comunicação e o turismo na Copa do Mundo Brasil 2014 Outros Idiomas

ID:
10822
Periódico:
Resumo:
Ao analisar semiótico-figurativamente a produção dos múltiplos sentidos comunicacionais propostos pelo Ministério do Turismo em relação à Copa do Mundo Brasil 2014, este artigo busca investigar, a partir de um recorte efetuado no website mantido pelo Governo Federal, que estratégia é utilizada pelo poder público na construção de imagens e imaginários turísticos, e, em especial, nas comunicações que dizem respeito aos torcedores-turistas. Propõe-se, para tanto, a desconstrução dos textos comunicacionais apresentados, visando a entender que figuras de turismo são postas. Junto a isso, objetiva-se ampliar os conhecimentos acerca da importância dos grandes eventos esportivos como produtos turísticos e comunicacionais. Além disso, busca-se discutir, a partir dos conteúdos sincréticos publicizados, as diferentes produções e linhas narrativo-discursivas que promovem a próxima Copa do Mundo futebolística em nosso país. A análise verbivisual do website adotará a teoria semiótica de texto, com Diana Barros, complementando-a com a semiótica visual, conforme Vicente Pietro Forte. O esforço teórico completa-se com aportes da área do turismo, esporte e da temática da visualidade e imaginários a partir Michel Maffesolli, Juremir Machado, Arianne Reis, entre outros.
Citação ABNT:
AQUINO, F.; FERRARI, C. M. Gol de quem? A comunicação e o turismo na Copa do Mundo Brasil 2014. Revista Hospitalidade, v. 10, n. 1, p. 97-120, 2013.
Citação APA:
Aquino, F., & Ferrari, C. M. (2013). Gol de quem? A comunicação e o turismo na Copa do Mundo Brasil 2014. Revista Hospitalidade, 10(1), 97-120.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10822/gol-de-quem--a-comunicacao-e-o-turismo-na-copa-do-mundo-brasil-2014/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
_________________. A Família Scolari somos todos nós: Questões de identidade brasileira na Copa de 2002. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Anais. Belo Horizonte, MG – 2 a 6 de setembro de 2003.

__________________________. Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.

ARRUDA, E.; PIMENTA, D. Algumas reflexões sobre a internet e as estratégias comunicativas no marketing em Turismo. Caderno Virtual de Turismo, v. 5, n. 4, 2005, Disponível em: http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/ojs/viewarticle.php?id=107

BARRETTO, Luiz. Conheça as metas do Ministério do Turismo para o Brasil e a Copa de 2014, além das lembranças futebolísticas de Barretto, um fã deste esporte. Brasília, Jan. 2010. Disponível em: http://www.copa2014.turismo.gov.br/copa/copa_cabeca/detalhe/entrevista_ministro.html. Acesso em: 17/03/2012.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica de texto. São Paulo: Ática, 1990.

CANTON, Antonia M. Eventos: ferramenta de sustentação para as organizações do terceiro setor. São Paulo: Roca, 2002.

CARVALHEDO, A. O impacto dos Jogos Olímpicos no turismo de cidades-sede. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2004.

CHIAS, Josep. Brasil 2014: uma visão a partir do marketing e do turismo. Brasília: Jan. 2010. Disponível em: http://www.copa2014.turismo.gov.br/copa/copa_cabeca/ detalhe/ artigo JosepChias20100108.html . Acesso em: 17/03/2012.

_______________________. EMBRATUR Instituto Brasileiro de Turismo; SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Relatório Final Benchmarking em Turismo Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais 2008/2009: Copa do Mundo da Alemanha 2006 Frankfurt/ Kaiserslautern/ Heidelberg. Mar./Abr. 2009 a.

__________________________. Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional: Relatório Brasil 2009. Brasília: 2009b. REIS, Arainne C. Megaeventos esportivos: Uma breve revisão. In: RODRIGUES, Rejane P.;

GASTALDO, Edison. Pátria, chuteira e propaganda: o brasileiro na publicidade da Copa do Mundo. São Paulo: Annablume; São Leopoldo: UNISINOS, 2002.

GETZ, D. Special events: defining the product. Tourism Management, v. 10, n. 2, p. 125-137, 1989.

GHAM, J. (Ed.) Sport tourism destinations: issues, opportunities and analysis. Oxford: Elsevier, 2005.

GRAVARI – BARBARAS, Maria; GRABURN, Nelson. Imaginários Turísticos. Disponível em: www.viatourismreview.net/PDF/Editorial1_PT.pdf Acessado em: 11.04.2012.

GURGEL CAMPOS, Anderson. A construção do legado dos jogos pan‐americanos Rio 2007 na imprensa e a formação de um conceito midiático para megaeventos no Brasil. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 31. Anais. Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008.

HELAL, Ronaldo. Passes e impasses: futebol e cultura de massa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997.

HIERNAUX-NICOLAS, Daniel. Turismo e Imaginarios. In: HIERNAUX-NICOLAS, Daniel at all. Imaginarios sociales e turismo sostenible. Disponível em: www.flacso.or.cr/fileadmin/.../cuaderno123.pdfAcessado: 10.03.2012.

MACHADO, Juremir. S. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.

MAFFESOLI, Michael. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: Edipucrs, n.15, 2001.

MATIAS, MARLENE. Organização de Eventos. São Paulo: Editora Manole, 2003.

MINISTÉRIO do TURISMO. Proposta Estratégica de Organização Turística: Copa do Mundo 2014 – Brasil. Brasília, 2010. Disponível em: http://200.143.12.93/dadosefatos/outros_estudos/copa_2014/ Acesso em 8 de março de 2012.

__________________. Os efeitos dos megaeventos esportivos nas cidades. Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 175-198, outubro de 2008. Disponível em: ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo/article/view/12934/8732. Acesso. 10 de março, 2012.

______________________. O Turismo e a Copa do Mundo Brasil 2014 – A viagem da Copa começa aqui. Disponível em: http://www.copa2014.turismo.gov.br/copa/home.html . Acesso em 8 de fevereiro de 2012.

PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2010.

PINTO, Leila Mirtes M.; COSTA, Lamartine P. Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008. RODRIGUES, Rejane P.; PINTO, Leila Mirtes M.; Da COSTA, Lamartine P. Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008.

RODRIGUES, Rejane P.; PINTO, Leila Mirtes M.; Da COSTA, Lamartine P. Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008

WEARING, Stephen; NEIL, John. Ecoturismo: impactos, potencialidades e possibilidades. São Paulo: Manole, 2001.