Remuneração e competências: retórica ou realidade? Outros Idiomas

ID:
10852
Resumo:

Este artigo objetiva refletir sobre a articulação entre práticas de remuneração e a noção de competências mediante a análise de um modelo organizacional. A crescente utilização da noção de competências como referência para a gestão de pessoas desperta o interesse na forma como se aplica ao processo de remuneração em face das limitações do sistema tradicional de remuneração num contexto de constantes mudanças. Por meio de pesquisa qualitativo-descritiva, tendo como principal instrumento para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada, verificou-se que a vinculação entre remuneração e competências ocorre por meio processo de avaliação de desempenho, e que se fazem presentes várias contradições entre a concepção do modelo e sua aplicação, instigando uma discussão sobre a retórica e a realidade desse tipo de prática. Além disso, percebe-se a complexidade e a diversidade de variáveis envolvidas na arquitetura de um modelo de remuneração e sua operacionalização.


Citação ABNT:
RODRIGUES, J. M.Remuneração e competências: retórica ou realidade?. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. Especial, p. 23-34, 2006.
Citação APA:
Rodrigues, J. M.(2006). Remuneração e competências: retórica ou realidade?. Revista de Administração de Empresas, 46(Especial), 23-34.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10852/remuneracao-e-competencias--retorica-ou-realidade-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português