Aspectos motivacionais e estratégicos na internacionalização de empresas brasileiras Outros Idiomas

ID:
10858
Resumo:

O artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento internacional de firmas sob o foco de duas perspectivas teóricas importantes: a motivacional e a estratégica. O trabalho tem por objetivo identificar os fatores motivacionais e estratégicos presentes nas decisões internacionais e ainda pretende examinar as diferenças potenciais entre esses fatores tendo por base o tamanho da firma, a experiência internacional, estratégias anteriores de entrada e o envolvimento com vendas internacionais. Foi realizado um survey com 73 exportadoras brasileiras do setor de manufatura classificadas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os resultados evidenciam que fatores de ordem gerencial e associados aos mercados interno e externo impulsionam os negócios internacionais das empresas pesquisadas, elementos racionais e centralizadores demarcam o processo estratégico internacional, e diferenças significativas são observadas entre a maioria desses fatores em relação a tamanho, modo de entrada e envolvimento com vendas internacionais.


Citação ABNT:
HONÓRIO, L. C.; RODRIGUES, S. Aspectos motivacionais e estratégicos na internacionalização de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. Especial, p. 86-98, 2006.
Citação APA:
Honório, L. C., & Rodrigues, S. (2006). Aspectos motivacionais e estratégicos na internacionalização de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, 46(Especial), 86-98.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10858/aspectos-motivacionais-e-estrategicos-na-internacionalizacao-de-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português