Turismo cultural no contexto urbano: rotas museológicas – Os casos de Aveiro e Ílhavo (Portugal) Outros Idiomas

ID:
10909
Resumo:
Este estudo procura mostrar como é crucial a relação entre recursos culturais e atrações turísticas, passando por uma jornada de transmutação que envolve dois requisitos fundamentais: a necessidade de se contar uma história e de se proporcionar uma experiência única aos consumidores culturais. Um dos produtos mais comummente conhecidos, na relação entre o turismo e a cultura, são as rotas museológicas. Este estudo ex-post facto cria uma dinâmica turístico-cultural através das rotas museológicas e o seu planejamento em áreas urbanas. Tenta-se igualmente englobar as atividades dos museus de Aveiro e Ílhavo de forma a proteger e promover recursos socioculturais e patrimoniais. O principal objetivo consiste na integração de áreas culturalmente próximas, como a tradição, o património, a arte, os costumes, o artesanato, a etnografia e a história, criando um produto turístico-cultural regional mais forte, que designámos por “Rota dos Museus, Memórias e Estórias no Contexto Urbano de Aveiro e Ílhavo”.
Citação ABNT:
MAIA, S. V.; MARTINS, U. M. O.; BAPTISTA, M. M. T. Turismo cultural no contexto urbano: rotas museológicas – Os casos de Aveiro e Ílhavo (Portugal). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 7, n. 2, p. 192-208, 2013.
Citação APA:
Maia, S. V., Martins, U. M. O., & Baptista, M. M. T. (2013). Turismo cultural no contexto urbano: rotas museológicas – Os casos de Aveiro e Ílhavo (Portugal). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(2), 192-208.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10909/turismo-cultural-no-contexto-urbano--rotas-museologicas-----os-casos-de-aveiro-e-ilhavo--portugal-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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