Dinâmica da estratégia logística em empresas brasileiras Outros Idiomas

ID:
10954
Resumo:
O objetivo do artigo é analisar a estratégia logística das empresas brasileiras a partir da mensuração do impacto de diferentes características do negócio sobre as principais decisões de produção e distribuição física de produtos acabados. Foi conduzida uma pesquisa de campo em empresas listadas no Ranking Exame para confrontar as quatro políticas propostas por Pagh e Cooper (1998), derivadas das combinações entre centralizar/descentralizar os estoques e produzir para estoque/produzir contra-pedido, com diversas características do produto, da operação e da demanda. Técnicas de análise multivariada, como as análises de regressão logística simples e multinomial, foram empregadas, permitindo o desenvolvimento de diversos modelos quantitativos. Seus resultados apontam para avanços acadêmicos e gerenciais, como a quantificação e hierarquização de relações empíricas descritas na literatura e o direcionamento da atenção gerencial para as variáveis relevantes à decisão. Os modelos também permitem avaliar a adequação dessas políticas para diferentes valores do tempo de entrega, da variabilidade das vendas e do grau de obsolescência dos produtos.
Citação ABNT:
WANKE, P. F.Dinâmica da estratégia logística em empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 4, p. 22-35, 2005.
Citação APA:
Wanke, P. F.(2005). Dinâmica da estratégia logística em empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, 45(4), 22-35.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10954/dinamica-da-estrategia-logistica-em-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português