Ambiente, estratégia e performance organizacional no setor industrial e de serviços Outros Idiomas

ID:
10967
Resumo:

Este artigo tem como objetivo avaliar a influência do perfil estratégico e do nível de percepção ambiental de gestores sobre a efetividade organizacional de suas empresas. O modelo proposto pela pesquisa é analisado e são discutidos os resultados obtidos com sua aplicação em empresas industriais de médio porte e hospitais da rede privada, localizados em Belo Horizonte. Foram aplicados questionários ao nível gerencial, e os dados, tratados com o uso de estatística multivariada. Os resultados obtidos indicam a existência de causalidade entre capacidade de percepção ambiental e o uso de estratégias prospectivas com a variável efetividade organizacional. Os gestores das organizações pesquisadas revelaram-se apenas medianamente seguros para analisar e oferecer respostas ao ambiente. O perfil estratégico das empresas privilegiou o uso de estratégias prospectivas para enfrentar a concorrência, e, paradoxalmente, houve maior preferência por posturas defensivas para gerir a estrutura e os processos internos.


Citação ABNT:
OLIVEIRA, J. L.Ambiente, estratégia e performance organizacional no setor industrial e de serviços. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 3, p. 10-24, 2005.
Citação APA:
Oliveira, J. L.(2005). Ambiente, estratégia e performance organizacional no setor industrial e de serviços. Revista de Administração de Empresas, 45(3), 10-24.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/10967/ambiente--estrategia-e-performance-organizacional-no-setor-industrial-e-de-servicos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português