Atributos e papéis dos conselhos de administração das empresas brasileiras Outros Idiomas

ID:
11006
Resumo:

O objetivo do artigo é analisar as alterações da governança corporativa a partir de seus atributos e os impactos nos papéis e responsabilidades do conselho de administração das empresas brasileiras, tendo em vista as mudanças provocadas pela globalização, privatização e a nova estrutura global de negócios. Foi realizada uma pesquisa quantitativa nas 300 maiores empresas do Brasil listadas na Bovespa, por meio da percepção dos conselheiros e/ou diretores que se relacionam, influenciam ou condicionam os atributos, papéis e responsabilidades do conselho. Os resultados apurados sugerem que a formação dos atributos dos conselhos das empresas pesquisadas está mais fortemente ligada ao papel de controle, apesar de os números revelarem a importância dada pelos conselheiros ao papel estratégico.


Citação ABNT:
MARTINS, H. C.; RODRIGUES, S. Atributos e papéis dos conselhos de administração das empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. Especial, p. 23-35, 2005.
Citação APA:
Martins, H. C., & Rodrigues, S. (2005). Atributos e papéis dos conselhos de administração das empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, 45(Especial), 23-35.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/11006/atributos-e-papeis-dos-conselhos-de-administracao-das-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português