Impactos da informatização na gestão de supermercados Outros Idiomas

ID:
11266
Resumo:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 27 supermercados de diferentes portes, na qual se buscou avaliar os impactos da informatização na gestão desses estabelecimentos. O setor de comércio e, particularmente, os supermercados realizam investimentos em tecnologia da informação (TI) inferiores aos dos setores da indústria e de serviços. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento, e os principais aspectos investigados foram: estrutura de TI predominante, projetos de TI mais importantes, fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de TI e impactos da informatização nas operações dos supermercados. A análise baseou-se na percepção dos gerentes com relação a esses aspectos. Observou-se que os supermercados de porte médio possuem, em geral, rede cliente/servidor como estrutura de TI, enquanto nos de grande porte predomina mainframe. O projeto de TI considerado mais importante entre os estabelecimentos pesquisados foi o ponto-de-venda (PV), seguido pela transferência eletrônica de fundos (TEF) e depois eletronic data interchange (EDI). Os FCS de maior importância, segundo os entrevistados, são o “apoio da alta gerência” e a “integração entre as áreas da empresa”. Finalmente, constatou-se que, no estágio atual de informatização desses supermercados, o principal impacto percebido pelos gerentes foi a maior agilidade no atendimento ao cliente.
Citação ABNT:
SILVEIRA, M. A. P.; FERREIRA, N. G. S. A. Impactos da informatização na gestão de supermercados. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 1, p. 108-132, 2007.
Citação APA:
Silveira, M. A. P., & Ferreira, N. G. S. A. (2007). Impactos da informatização na gestão de supermercados. Revista de Administração Mackenzie, 8(1), 108-132.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/11266/impactos-da-informatizacao-na-gestao-de-supermercados/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português