Avaliação de ativos intangíveis e Analytic Hierarchy Process: um ensaio sobre a hierarquização dos direcionadores não-financeiros de valor Outros Idiomas

ID:
11355
Resumo:
Uma das etapas na avaliação dos ativos intangíveis, com base no princípio da capitalização de lucros, é representada pela análise da participação de cada ativo intangível na geração de resultados econômicos. Essa etapa é uma das mais críticas e uma das mais subjetivas em todo o processo de avaliação financeira. Para essa etapa, em geral, deve-se realizar inicialmente o levantamento dos direcionadores não-financeiros de valor. Em seguida, analisa-se o nível de importância relativa de cada direcionador. A identificação dos direcionadores não-financeiros e a atribuição da importância relativa envolvem avaliações subjetivas que podem influenciar consideravelmente os resultados das estimativas do valor dos ativos intangíveis. O problema do subjetivismo da análise da contribuição dos ativos intangíveis para a geração de fluxos de caixa pode ser amenizado pela aplicação do método AHP (Analytic Hierarchy Process) na hierarquização dos direcionadores de valor. Por meio de comparações múltiplas, o AHP permite o estabelecimento dos pesos relativos dos vários direcionadores e, conseqüentemente, da importância relativa de cada direcionador para a análise de valor. O objetivo deste trabalho é demonstrar, através de um estudo de caso, como a aplicação do método AHP permite hierarquizar quantitativamente os direcionadores não-financeiros de valor.
Citação ABNT:
KAYO, E. K.; KIMURA, H.; BASSO, L. F. C. Avaliação de ativos intangíveis e Analytic Hierarchy Process: um ensaio sobre a hierarquização dos direcionadores não-financeiros de valor. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 3, p. 230-241, 2005.
Citação APA:
Kayo, E. K., Kimura, H., & Basso, L. F. C. (2005). Avaliação de ativos intangíveis e Analytic Hierarchy Process: um ensaio sobre a hierarquização dos direcionadores não-financeiros de valor. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 3(3), 230-241.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/11355/avaliacao-de-ativos-intangiveis-e-analytic-hierarchy-process--um-ensaio-sobre-a-hierarquizacao-dos-direcionadores-nao-financeiros-de-valor/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português