O conceito de valor para o cliente: definições e implicações gerenciais em marketing Outros Idiomas

ID:
11390
Resumo:
A compreensão, sob a perspectiva do cliente, do que significa valor na oferta de uma organização, possibilita o enriquecimento, a criação e o aprimoramento de estratégias de marketing concordes com os valores identificados. Essa compreensão pode atuar como base para as orientações estratégicas da organização. Neste artigo, o conceito de valor é enfatizado conforme o arcabouço teórico de marketing. O artigo tem por objetivo discutir o conceito de valor e algumas implicações gerenciais em marketing. Foram realizados levantamentos bibliográficos em publicações nacionais e internacionais e com base nisso, analisou-se as diversas influências no conceito de valor, o valor sob a perspectiva do cliente, a proposta de Woodruff (1997) para definição do customer value e a teoria de cadeias meiosfim. Em acréscimo, destacaram-se os possíveis usos do valor em atividades de  marketing, tais como: análise de mercado e segmentação, posicionamento, planejamento e desenvolvimento de produtos e marcas eestratégia de comunicação. As abordagens evidenciadas neste artigo não são exclusivas e nem esgotam a discussão do tema, posto que o assunto ainda não está totalmente consolidado. Contudo, fornecem um ponto de referência ao estudo do valor em marketing.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, T. V.; IKEDA, A. A. O conceito de valor para o cliente: definições e implicações gerenciais em marketing. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 1, p. 39-52, 2005.
Citação APA:
Oliveira, T. V., & Ikeda, A. A. (2005). O conceito de valor para o cliente: definições e implicações gerenciais em marketing. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 3(1), 39-52.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português