Resumo:
Nos últimos anos, a Internet tem-se consolidado como um fenômeno que,
definitivamente, não pode ser ignorado; ao contrário, é imperativo que
seu potencial estratégico seja considerado pelas empresas,
principalmente em relação a como ela deve ser abordada e integrada ao
processo de marketing. No entanto, muitas empresas, por não estarem
adequadamente preparadas, adotam soluções tecnologicamente avançadas,
porém estrategicamente estéreis, acarretando perda de eficiência nos
processos gerenciais e ineficácia na consecução dos objetivos. Este
texto tem por objetivo analisar o conceito de Composto de Marketing sob a
óptica de sua importância para o estabelecimento da estratégia de
marketing, e avaliar as implicações aportadas pela Internet, um fenômeno
comercialmente recente, ao processo gerencial de marketing. Isto
envolve uma discussão sobre as decisões relativas às variáveis
controláveis de marketing, tendo em vista o surgimento da Internet como
ferramenta de negócios e meio de comunicação. Os autores concluem que,
embora muitas abordagens interessantes estejam sendo desenvolvidas em
relação à estratégia de marketing, há, ainda, muitas questões a serem
respondidas, principalmente devido às constantes mudanças tecnológicas e
transformações nos processos de negócios em curso.
Resumo Inglês:
In the recent years Internet has figured as a phenomenon that can not be ignored; on the contrary the Internet strategic potential must be considered by organizations, mainly concerning on how it should be approached and integrated into the marketing process. Nevertheless, many companies have adopted technologically advanced but strategically sterile solutions. This leads them to loss of efficiency in the managerial process and to low effectiveness in accomplishing their objectives. This paper aims to analyze the marketing mix concept from the point of view of its importance to the strategic marketing decisions and to assess the implications brought by the Internet to the marketing process as a whole. This involves the discussion about the decisions related to the marketing controllable variables and the role of Internet as a business tool and a means of communication. The authors conclude that, although many interesting approaches to the marketing strategy have been developed, many questions remain to be answered, mainly due to the constant technological changes and the business process transformations currently taking place.
Citação ABNT:
TOLEDO, G. L.; NAKAGAWA, M. H.; YAMASHITA, S. S. O composto de marketing no contexto estratégico da internet. Revista de Administração Mackenzie, v. 3, n. 1, p. 33-78, 2002.
Citação APA:
Toledo, G. L., Nakagawa, M. H., & Yamashita, S. S. (2002). O composto de marketing no contexto estratégico da internet. Revista de Administração Mackenzie, 3(1), 33-78.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/11562/o-composto-de-marketing-no-contexto-estrategico-da-internet/i/pt-br