Título Inglês:
Analysis of academic productivity of teachers doctors of UERN in triennium 2005 – 2008
Resumo:
As IESs do país, têm enfrentado uma intensa necessidade de promover produção científica, como exigências dos órgãos fomentadores de pesquisa. A preocupação com a produção/geração de conhecimento está cada vez mais crescente no meio acadêmico, inclusive como critério de qualidade. Com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN esta preocupação não é diferente. Porém, o produto mais desejável de uma pesquisa é o conhecimento novo. Objetivou-se analisar a produtividade das pesquisas desenvolvidas pelos professores doutores da UERN no triênio 2005 – 2008. Coletou-se dados por meio da verificação dos currículos destes disponíveis na Plataforma Lattes, do site do CNPq. A produção científica dos doutores da UERN, é modesta em relação aos quesitos de publicação de artigos em periódicos, anais de eventos, autoria de livros e de capítulos. A UERN tem um quadro de docentes que, em sua maioria, tem buscado aumentar sua qualificação profissional, no entanto, a cultura da produtividade científica ainda não está totalmente estabelecida na realidade local, possivelmente influenciado, entre outros fatores, pela limitada infraestrutura para desenvolvimento de pesquisas, número pequeno de cursos de mestrado e inexistência de cursos de doutorado.
Resumo Inglês:
The IESs of country, have faced an intense need to promote scientific production, as requirements search monger. The concern with the production/generation of knowledge is increasingly growing in academic, including as a criterion of quality. With the University of the State of Rio Grande do Norte – UERN this concern is no different. However, the product more desirable from a search is the new knowledge. CPU installed-if analyze productivity of searches conducted by teachers doctors of UERN in triennium 2005 – 2008. Collected data by means of verification of the curricula of these available on the Lattes platform, the site of CNPq. The scientific production of doctors of UERN, is modest in relation to when publishing articles in periodicals, yearly of events, authoring books and chapters. The UERN has a framework of teachers, most of which has sought to enhance their professional qualifications, however, the culture of scientific productivity is not yet fully established in onshore, possibly influenced, among other factors, by limited infrastructure for developing research, small number of masters courses and lack of doctoral courses.
Citação ABNT:
LIMA, A. K. C.; BEZERRA, M. A.; QUEIROZ, A. K. D. S. S.; OLIVEIRA, H. V.; OLIVEIRA, A. M. Análise da produtividade acadêmica dos professores doutores da UERN no triênio 2005 – 2008. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 2, art. 1, p. 6-17, 2010.
Citação APA:
Lima, A. K. C., Bezerra, M. A., Queiroz, A. K. D. S. S., Oliveira, H. V., & Oliveira, A. M. (2010). Análise da produtividade acadêmica dos professores doutores da UERN no triênio 2005 – 2008. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 2(2), 6-17.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1157/analise-da-produtividade-academica-dos-professores-doutores-da-uern-no-trienio-2005-----2008/i/pt-br
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