Medindo o capital intelectual Outros Idiomas

ID:
11594
Resumo:

Pesquisas vêm sendo conduzidas a fim de definir um caminho confiável e factível para avaliarem-se os ativos intangíveis de uma empresa. Vários modelos foram desenvolvidos, embora ainda haja problemas a resolver. Neste artigo, apresenta-se um modelo heurístico que considera o vínculo entre o Capital Intelectual e a Estratégia Empresarial, de modo que se avaliem os ativos intangíveis de empresas, ao longo do tempo, segundo a estratégia de negócios implantada. Como estudo de caso, o modelo é aplicado a uma empresa atuante na indústria de magnésio. Expõe-se, também, a "Armadilha da Defasagem de Tempo", mostrando-se os erros de concepção que surgem numa abordagem estática, ao invés de dinâmica, para valoração dos ativos intangíveis. Tendências futuras e algumas conclusões importantes nessa área são relatadas.


Citação ABNT:
JOIA, L. A.Medindo o capital intelectual. Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 2, p. 54-63, 2001.
Citação APA:
Joia, L. A.(2001). Medindo o capital intelectual. Revista de Administração de Empresas, 41(2), 54-63.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/11594/medindo-o-capital-intelectual/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português