Título Inglês:
Knowledge management and evaluation of educational programs: project applied to the State of Cooperatives Ceará
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo geral avaliar os resultados obtidos pelas cooperativas e por seus respectivos gestores, os quais participaram do Programa de Qualificação de Gerentes de Cooperativas desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/CE, com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras, secção Ceará – OCB/CE, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/CE, que apresentava como objetivos: qualificar profissionais no mercado de trabalho em gestão de cooperativas; aperfeiçoar os gestores das cooperativas através do Programa de Capacitação em Gestão de Cooperativas; e modernizar a gestão das sociedades cooperativas visando melhoria empresarial para agregação de valores aos associados. O modelo de investigação científica, aqui empreendido, visa conhecer, no ambiente das cooperativas do Estado do Ceará, devidamente registradas na OCB/CE, a participação de seus gestores em programas educacionais que visam à qualificação e/ou formação desses gestores que atuam dentro das cooperativas, ocupando cargos gerenciais. Para a determinação da população definiu-se, por questões de limitação técnica, um universo de onze gerentes autores dos melhores projetos que participaram da última etapa do Programa de Qualificação de Gerentes de Cooperativas, onde foram pesquisadas variáveis de acordo com o modelo de avaliação de programas educacionais definido por Kirkpatrick: reação, aprendizagem, comportamento e resultados. Recorremos na presente pesquisa a duas formas de investigação, primeiramente na pesquisa bibliográfica e posteriormente – na pesquisa de campo. A literatura pesquisada, bem como, a análise do resultado, permite afirmar que os resultados advindos da aplicação da capacitação e formação gerencial podem contribuir diretamente na mudança de conduta e competências dos profissionais gestores de cooperativas, bem como no desempenho operacional das mesmas, apesar da aparente estabilidade quanto à participação e o envolvimento dos associados na gestão do negócio.
Resumo Inglês:
This study aimed to evaluate the results obtained by the cooperatives and their respective managers, who participated in the Qualification Program managers developed by “Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/CE”, with support from the “Organização das Cooperativas Brasileiras, secção Ceará – OCB/CE”, in partnership with the Brazilian Service of Support to Micro and Small Enterprises - SEBRAE/CE, which had as its objectives: to qualify professionals in the labor market in cooperative management; improve the management of cooperatives through Training Program in Management of Cooperatives, and modernize the management of cooperatives aimed at improving business to add values to the members. The model of scientific research, undertaken here, seeks to know, the environment of cooperatives in the state of Ceara, duly registered in OCB/CE, the participation of their managers in educational programs aimed at the qualification and/or training of managers who work within the cooperatives, occupying managerial positions. To determine the population was defined by questions of technical limitation, a universe of eleven authors of the best project managers who participated in the last stage of the Qualification Program Managers of Cooperatives, where variables were investigated according to the assessment model educational programs defined by Kirkpatrick: reaction, learning, behavior and results. We use in this study the two forms of research, primarily in literature and later - in field research. The literature, as well as the analysis of the result, lets say that the results arising from the application of training and management education can contribute directly to the change in behavior and skills of professional managers of cooperatives, as well as the operational performance of the same, despite the apparent stability on the participation and involvement of associates in business management.
Citação ABNT:
SILVA, ?. C.; LIMA, M. A. M. Gestão do conhecimento e avaliação de programas educacionais: projeto aplicado às cooperativas do Estado do Ceará. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 2, art. 3, p. 37-56, 2010.
Citação APA:
Silva, ?. C., & Lima, M. A. M. (2010). Gestão do conhecimento e avaliação de programas educacionais: projeto aplicado às cooperativas do Estado do Ceará. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 2(2), 37-56.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1163/gestao-do-conhecimento-e-avaliacao-de-programas-educacionais--projeto-aplicado-as-cooperativas-do-estado-do-ceara/i/pt-br
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