Gestão do conhecimento e avaliação de programas educacionais: projeto aplicado às cooperativas do Estado do Ceará Outros Idiomas

ID:
1163
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo geral avaliar os resultados obtidos pelas cooperativas e por seus respectivos gestores, os quais participaram do Programa de Qualificação de Gerentes de Cooperativas desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/CE, com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras, secção Ceará – OCB/CE, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/CE, que apresentava como objetivos: qualificar profissionais no mercado de trabalho em gestão de cooperativas; aperfeiçoar os gestores das cooperativas através do Programa de Capacitação em Gestão de Cooperativas; e modernizar a gestão das sociedades cooperativas visando melhoria empresarial para agregação de valores aos associados. O modelo de investigação científica, aqui empreendido, visa conhecer, no ambiente das cooperativas do Estado do Ceará, devidamente registradas na OCB/CE, a participação de seus gestores em programas educacionais que visam à qualificação e/ou formação desses gestores que atuam dentro das cooperativas, ocupando cargos gerenciais. Para a determinação da população definiu-se, por questões de limitação técnica, um universo de onze gerentes autores dos melhores projetos que participaram da última etapa do Programa de Qualificação de Gerentes de Cooperativas, onde foram pesquisadas variáveis de acordo com o modelo de avaliação de programas educacionais definido por Kirkpatrick: reação, aprendizagem, comportamento e resultados. Recorremos na presente pesquisa a duas formas de investigação, primeiramente na pesquisa bibliográfica e posteriormente – na pesquisa de campo. A literatura pesquisada, bem como, a análise do resultado, permite afirmar que os resultados advindos da aplicação da capacitação e formação gerencial podem contribuir diretamente na mudança de conduta e competências dos profissionais gestores de cooperativas, bem como no desempenho operacional das mesmas, apesar da aparente estabilidade quanto à participação e o envolvimento dos associados na gestão do negócio.
Citação ABNT:
SILVA, ?. C.; LIMA, M. A. M. Gestão do conhecimento e avaliação de programas educacionais: projeto aplicado às cooperativas do Estado do Ceará. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 2, art. 3, p. 37-56, 2010.
Citação APA:
Silva, ?. C., & Lima, M. A. M. (2010). Gestão do conhecimento e avaliação de programas educacionais: projeto aplicado às cooperativas do Estado do Ceará. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 2(2), 37-56.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1163/gestao-do-conhecimento-e-avaliacao-de-programas-educacionais--projeto-aplicado-as-cooperativas-do-estado-do-ceara/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; LEITE, João Batista Diniz; et al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009. 176p.

CATTANI, Antônio David (org). Trabalho e tecnologia. Dicionário Crítico. Petrópolis: Vozes, 1997.

DEMING, W. E. Qualidade: a revolução na administração. Rio de Janeiro: Saraiva, 1990.

DRUCKER, Peter F. Administração para o futuro. 5 ed. São Paulo: Editora Pioneira, 1992.

DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Ed. Pioneira, 1994.

FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA JÚNIOR, Moacir de Miranda. Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo, Atlas, 2001.

JURAN, J.M.; GRYNA, Frank M. Controle de qualidade: conceitos, política e filosofia da qualidade. São Paulo, Makron/McGraw Hill, 1991.

LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação de programas educacionais em organizações: contrato de avaliação e indicadores de aproveitamento. Fortaleza: Editora UFC, 2005.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MATTAR, Fauze. Pesquisa de Marketing. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica de inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PINHO, D.B. O pensamento cooperativo e o cooperativismo brasileiro. CNPq, 1982.

ROMANO, C.A. O desafio de uma nova proposta para a graduação na educação profissional: o caso do CEFET-PR. Florianópolis, 2000. 153p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2000.

SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda. São Paulo: Record, 1984.

VALADARES, J.H. Cooperativismo no mundo em transformação. Brasília: Sebrae, 1998.

VALADARES, J.H. Moderna Administração de cooperativas. IDECOOP. Belo Horizonte, Maio, 2002.