Efeitos fiscais da inflação na análise de projetos Outros Idiomas

ID:
11649
Resumo:

A análise de projetos industriais, cujo horizonte de planejamento usualmente varia de cinco a vinte anos, normalmente está sujeita a fortes condições de incerteza. Uma importante condição de incerteza é o fenômeno inflacionário, contornado pela Engenharia Econômica com o artifício de se trabalhar com fluxos de caixa em valores constantes e juros reais, desconsiderando os efeitos da inflação. Entretanto, nos casos das análises feitas depois do imposto de renda, os montantes reconhecidos como despesas de depreciação estarão monetariamente desvalorizados pela inflação. A fim de demonstrar a penalidade para os gastos com investimentos, introduzida pelo fenômeno, é utilizado o caso clássico compra versus aluguel, sendo realizada uma análise de sensibilidade à variação das taxas de inflação. Como conclusão, são sugeridas mudanças na metodologia tradicional de análise de investimentos em ambiente inflacionário.


Citação ABNT:
ÁLVARES, A. C. T.Efeitos fiscais da inflação na análise de projetos. Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 1, p. 28-34, 2001.
Citação APA:
álvares, A. C. T.(2001). Efeitos fiscais da inflação na análise de projetos. Revista de Administração de Empresas, 41(1), 28-34.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/11649/efeitos-fiscais-da-inflacao-na-analise-de-projetos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português