Title Portuguese:
O estudo do comportamento do consumidor na visão de alunos de graduação
Abstract:
The consumer psychology is an area of research, teaching and acting relatively recent. The contribution of these professionals is very broad. Many are their areas of expertise such as research on children's responses to the advertising , influence of television on children, studies of women who stopped consuming meat and provide it to their families, follow-up in litigation in the area of consumption, research on influence of certain products in different cultures, etc. This study investigates what are the ideas that prevail among students in higher education about Consumer Psychology. The survey was applied to a Higher Education Institution in the city of Americana - SP. The sample was made of 367 students from first to fourth grade of this institution. Was used an instrument consisting of opened and closed questions that allowed us to verify the personal views of participants on the investigated topic. We found that the knowledge of Consumer Psychology could be treated as a basic content in most courses that deal directly or indirectly to consumers. There are evidences that the literature currently adopted in institutions, in most cases, is outdated.
Abstract Portuguese:
A psicologia do consumidor é uma área de pesquisa, ensino e atuação relativamente nova. O campo de contribuição desses profissionais é muito amplo. Várias são suas áreas de atuação, tais como pesquisas sobre respostas de crianças ao apelo publicitário, influência da televisão em crianças, estudos sobre mulheres que pararam de consumir e oferecer carne às suas famílias, acompanhamento em litígios judiciais na área de consumo, pesquisas sobre a influência de determinados produtos em culturas diferentes, etc. Este trabalho investigou quais são as concepções que predominam entre estudantes de ensino superior sobre Psicologia do consumidor. A pesquisa foi aplicada em uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Americana – SP. A amostra foi constituída por 367 alunos da primeira às quartas séries dessa instituição. Foi utilizado um instrumento composto por questões abertas e fechadas que permitiram verificar as concepções pessoais dos participantes sobre o tema investigado. Foi possível constatar que o conteúdo da disciplina Psicologia do Consumidor deveria ser não apenas um complemento, mas tratado como conteúdo básico, na maioria dos cursos que lidam direta ou indiretamente com consumidores. Há indícios de que a literatura atualmente adotada nas instituições, na maioria dos casos, está desatualizada.
ABNT Citation:
VEIGA NETO, A. R.; MARTIGNAGO, G. O estudo do comportamento do consumidor na visão de alunos de graduação. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 2, art. 4, p. 57-71, 2010.
APA Citation:
Veiga Neto, A. R., & Martignago, G. (2010). O estudo do comportamento do consumidor na visão de alunos de graduação. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 2(2), 57-71.
Permalink:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1165/the-study-of-consumer-behavior-in-the-vision-of-students/i/en
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