Práticas de gestão e metas estratégicas: um estudo no setor avícola de Pernambuco Outros Idiomas

ID:
1167
Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre o estabelecimento de metas e as práticas de gestão no âmbito das empresas do setor avícola de Pernambuco. Para a obtenção dos dados relativos ao universo investigado, a fonte referencial utilizada foi o cadastro de empresas disponibilizado pela Associação de Avicultores do Estado de Pernambuco. Das quarenta e três empresas, apenas vinte e sete aceitaram participar da pesquisa e formaram a amostra investigada. Para a operacionalização desta pesquisa foram inseridas informações relativas a dois grupos distintos de variáveis: estabelecimento de metas estratégicas e práticas de gestão. Para atingir os objetivos propostos para esta pesquisa, foram utilizados dois métodos distintos de análise, a estatística descritiva e o teste qui-quadrado. A transmissão de objetivos, os horizontes estratégicos e o uso de feedback foram estatisticamente significativos.
Citação ABNT:
MENDES, E.; CALLADO, A. A. C. Práticas de gestão e metas estratégicas: um estudo no setor avícola de Pernambuco. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 2, art. 5, p. 72-81, 2010.
Citação APA:
Mendes, E., & Callado, A. A. C. (2010). Práticas de gestão e metas estratégicas: um estudo no setor avícola de Pernambuco. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 2(2), 72-81.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1167/praticas-de-gestao-e-metas-estrategicas--um-estudo-no-setor-avicola-de-pernambuco/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
CALLADO, A.A. C. Em Sistema de Custeamento dos Grupos de Produtores de Raspa Mandioca do Estado do Ceará: Uma Abordagem Critica. Dissertação (Mestrado). João Pessoa: 1994.

GALAS, E. S; PONTE, V. M. R.. O Balanced Scorecard e o alinhamento organizacional: Um estudo de casos múltiplos. In: Encontro Nacional dos programas de Pós-Graduação em Administração, 29, 2005, Brasília. Anais. Brasília: ENANPAD, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MATTOS, Z. P. de. Contabilidade financeira rural. São Paulo: Atlas, 1999.

MAZZALI, L.. O processo recente de reorganização agroindustrial: do complexo à organização em rede. São Paulo: UNESP; 2000.

MEGIDO, J. L. T.; XAVIER, C. Marketing e Agribusiness. 4ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Agronegócio. Disponível em: . Acesso em: 10 fev 2006.

NANTES, J. F. D.; SCARPELLI, M. Gestão da produção rural no agronegócio. In Economia e gestão dos negócios agroalimentares (Décio Zylbersztajn e Marcos Fava Neves -ORG). São Paulo: Pioneira, 2000.

OLIVEIRA, J. D. de. O Complexo Agroindustrial de Sucos de Frutas Tropicais no Estado de Ceará. Fortaleza: Senai, 994.

PATON, C; MASTELARI, D. A; NOGUEIRA, J. A; TEIXEIRA, S. A; MARTINS, V. F; VEIGA, W de F. O uso do “Balanced Scorecard” como um sistema de gestão estratégica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 6, 1999, São Paulo. Anais. São Paulo: ABC, 1999.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, E. Z; SANTOS, R. F. dos; SANTOS, N. M. B. F. Modelo de gestão estratégica para locadoras de automóveis: Uma proposta baseada no Balanced Scorecard. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 15, 2008, Curitiba. Anais. Curitiba: ABC, 2008.

VERGARA, S. C. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 4ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ZILBER, M. A.; FISCHMANN, A. A. Competitividade e a importância de indicadores de desempenho: utilização de um modelo de tendência. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26, 2002, Salvador. Anais. Salvador: ANPAD, 2002.