Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional Outros Idiomas

ID:
11692
Resumo:

Este artigo faz uma análise das quatro principais correntes teóricas que tratam o fenômeno da vantagem competitiva, isto é, a ocorrência de níveis de performance econômica acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas. São examinadas, em termos de seus pressupostos e de suas conseqüências, as teorias de posicionamento estratégico, a teoria dos recursos, as teorias baseadas nos processos de mercado e as teorias de competências dinâmicas. Finalmente, este artigo defende a tese de uma convergência entre estratégia empresarial e teoria organizacional como uma via de pesquisa fundamental para a evolução de ambas as disciplinas.


Citação ABNT:
VASCONCELOS, F. C.; CYRINO, ?. Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, p. 20-37, 2000.
Citação APA:
Vasconcelos, F. C., & Cyrino, ?. (2000). Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Revista de Administração de Empresas, 40(4), 20-37.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/11692/vantagem-competitiva--os-modelos-teoricos-atuais-e-a-convergencia-entre-estrategia-e-teoria-organizacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português