Mudanças estratégicas em organizações hospitalares: uma abordagem contextual e processual Outros Idiomas

ID:
11729
Resumo:

O objetivo central do artigo consiste em verificar como ocorreu o processo de mudança estratégica em uma organização hospitalar. Analisam-se, de forma empírica, as mudanças estratégicas ocorridas nos últimos 20 anos no Hospital CBS. São identificadas as condições objetivas do setor - ambiente real, arena cognitiva - como ambiente percebido, e a rede de colaboradores que dão suporte às atividades do hospital. O período de mais transformações foi o de 1991 a 1995, e as principais mudanças foram na cultura do hospital, na filosofia de trabalho dos médicos e funcionários, na forma de treinamento dos funcionários, na estrutura organizacional, nos processos e na tecnologia. Detectou-se que a coalizão dominante do hospital sofre apenas influência externa em razão das mudanças tecnológicas e que, internamente, o corpo clínico tem controle sobre o processo de tomada de decisões.


Citação ABNT:
PEREIRA, M. F.Mudanças estratégicas em organizações hospitalares: uma abordagem contextual e processual. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 3, p. 83-96, 2000.
Citação APA:
Pereira, M. F.(2000). Mudanças estratégicas em organizações hospitalares: uma abordagem contextual e processual. Revista de Administração de Empresas, 40(3), 83-96.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/11729/mudancas-estrategicas-em-organizacoes-hospitalares--uma-abordagem-contextual-e-processual/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português