Impacto estratégico dos fatores macroambientais no desempenho de concessões de serviços públicos: a CEG e a CEG RIO na ótica relacional Outros Idiomas

ID:
11861
Resumo:
O amplo rearranjo institucional e de mercado decorrente das privatizaçõesde concessões de serviços públicos no Brasil em diversos setores econômicos tornou evidente a crescente necessidade de estabelecer ações de gestãoque produzam o desempenho esperado dessas concessões. Inseridas numambiente de incertezas, concessões como as de distribuição de gás canali-zado têm sido pouco investigadas por pesquisadores no âmbito da gestãoestratégica. Dentro de uma perspectiva relacional, o estudo investigou oimpacto dos fatores macroambientais no desempenho da CEG e da CEGRIO, distribuidoras de gás canalizado do estado do Rio de Janeiro, privatizadas em julho de 1997. De acordo com a metodologia de estudo de casode Yin (1994), foi adotada a estratégia de triangulação dos métodos. Osdados foram coletados por meio de investigação documental/telematizada,levantamento de percepções tipo survey via questionário predominante-mente estruturado e entrevistas complementares. A interpretação e a aná-lise dos dados foram realizadas com base em referenciais teóricos relacionaise com o auxílio do modelo de análise estratégica relacional de Macedo-Soares (2002). Os resultados sugeriram a adequação estratégica das empresas e confirmaram que a ótica relacional agregou valor no sentido detrazer novos insights para a tomada de decisão estratégica da CEG e daCEG RIO, em particular, e para concessões de serviços públicos, de umaforma geral.
Citação ABNT:
BASTOS, S.; MACEDO-SOARES, D. V. A. Impacto estratégico dos fatores macroambientais no desempenho de concessões de serviços públicos: a CEG e a CEG RIO na ótica relacional. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 4, p. 733-767, 2007.
Citação APA:
Bastos, S., & Macedo-soares, D. V. A. (2007). Impacto estratégico dos fatores macroambientais no desempenho de concessões de serviços públicos: a CEG e a CEG RIO na ótica relacional. Revista de Administração Pública, 41(4), 733-767.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/11861/impacto-estrategico-dos-fatores-macroambientais-no-desempenho-de-concessoes-de-servicos-publicos--a-ceg-e-a-ceg-rio-na-otica-relacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português